Análise das percepções e expectativas de estudantes de Química Licenciatura acerca das suas escolhas de carreira

Palavras-chave: Escolha educacional, Interesse pela docência, Química Licenciatura

Resumo

A crescente falta de interesse pelo ingresso em carreiras relacionadas à docência tem sido constatada em diversos estudos. Como agravante a esta situação, muitos estudos revelam que a evasão dos graduandos em cursos de licenciatura tem se acentuado nas últimas décadas. No que tange a área da Química, esta situação requer atenção especial, uma vez que a falta de professores especialistas nas escolas é crescente e decorre da ausência de profissionais formados na área, ou mesmo, do desinteresse dos especialistas em atuar na licenciatura. Diante disso, fundamentando-se que a falta de interesse se origina em diversos os fatores, educacionais ou não, o presente estudo investigou a percepção dos graduandos em Química Licenciatura acerca dos aspectos que influenciaram sua escolha de formação, suas opiniões sobre o curso de graduação e suas expectativas em relação ao futuro profissional. A metodologia utilizada caracteriza-se em uma abordagem quantitativa, realizada por meio de aplicação de um questionário a alunos de uma universidade do sul do Brasil. Os resultados demostraram que o interesse pelos assuntos relacionados à Química é o fator predominante na escolha de carreira, além da facilidade que os alunos apresentavam nas disciplinas de ciências no período escolar, do reconhecimento da química perante à sociedade e da fácil colocação profissional. Ademais, verificou-se que a influência familiar não está relacionada ao processo de escolha profissional dos graduandos. Em relação à evasão, os estudantes não se mostraram propensos a desistir do curso, assim como, se revelaram otimistas quanto as suas perspectivas em relação a futura atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-01
Como Citar
Souza, D., Silva, C., & Andrade Neto, A. (2020). Análise das percepções e expectativas de estudantes de Química Licenciatura acerca das suas escolhas de carreira. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1). https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10010