A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos

  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná http://orcid.org/0000-0001-8327-9147
  • Ellen Moreira Costa Secretaria Estadual de Educação do Paraná
Palavras-chave: Alfabetização Científica, Sequência Didática, Anos finais do Ensino Fundamental, Crustáceos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática implementada em 2015, no 7° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública no estado do Paraná. A sequência didática foi fundamentada por parâmetros da alfabetização científica e teve como temática os crustáceos.  O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de intervenção pedagógica. A constituição dos dados ocorreu mediante os diálogos que foram desenvolvidos durante as cinco aulas geminadas das disciplinas de Ciências e Atividades Experimentais. Como metodologia de análise utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Para o planejamento da sequência didática foram empregadas as categorias de alfabetização científica conforme as divisões concebidas por Bybee (1995): funcional, processual e conceitual e multidimensional; conjuntamente, foram adotadas as categorias de Shen (1975), definidas por alfabetização científica prática, cívica e cultural. Essas categorias foram utilizadas nas análises como categorias a priori e, posteriormente, a elaboração de subcategorias mostrou-se importante para a análise. O resultados mostraram evidências das categorias de alfabetização científica de modo bastante claro, com exceção da alfabetização científica cultural, que não foi identificada. Algumas evidências da alfabetização científica emergiram do conhecimento prévio dos alunos e outras, pôde-se observar, foram promovidas por meio da sequência didática, que envolveu conhecimentos científicos, ambientais, sociais e econômicos em torno de sua temática. No decorrer da aplicação da sequência didática, notou-se que, progressivamente, os estudantes desenvolveram um posicionamento mais crítico em relação à importância científica, ambiental, social e econômica dos crustáceos, adquirindo conhecimentos e habilidades científicas em sintonia com os pressupostos da alfabetização científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná
Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.
Ellen Moreira Costa, Secretaria Estadual de Educação do Paraná
Graduação em Ciências Biológicas e Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR
Publicado
2020-04-01
Como Citar
Lorenzetti, L., & Costa, E. (2020). A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1). https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10006