Explicitando dados e analisando tendências da pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: uma análise da produção científica disseminada no ENPEC

Palavras-chave: ENPEC, Pesquisa do estado do conhecimento, Educação em Ciências

Resumo

O estudo analisa a pesquisa em Educação em Ciências disseminada no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, que identifica, sistematiza e analisa as comunicações orais de mais quatro edições do ENPEC de 2007 a 2013. Ao cotejar esses dados com as cinco primeiras edições, de 1997 a 2005, observou-se que a produção científica da área segue em ascensão, mostrando a permanência de algumas tendências ao longo de todo o período de 1997 a 2013: o predomínio de estudos sobre o ensino médio, superior e anos finais do fundamental; a concentração de estudos com foco em Recursos didáticos, Formação de professores e Conteúdo-método e de estudos que levantam dados com alunos e professores dos segmentos educacionais apontados. A emergência de novos focos de interesse como Pesquisa sobre a produção acadêmica, Educação Inclusiva e Políticas Públicas. Este balanço de identificação, sistematização e análise do já produzido na área da Educação em Ciências no Brasil, oferece dados que possibilitam fundamentar reflexões problematizadoras sobre o já realizado pela área, bem como, alguns limites evidentes, que poderão ser assumidos como importantes desafios que se colocam para a pesquisa em Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iône Inês Pinsson Slongo, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Doutora em Educação: Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó (SC).
Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Foramção Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Marzane Garvão, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Docente da Rede Púlbica Estadual de Santa Catarina (SC).
Publicado
2020-02-07
Como Citar
Slongo, I., Lorenzetti, L., & Garvão, M. (2020). Explicitando dados e analisando tendências da pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: uma análise da produção científica disseminada no ENPEC. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10003