Foco e Escopo

A RBECM possui publicação semestral sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de Ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais, quando enfocadas de maneira integrada) e Matemática.     

Este periódico tem como objetivo principal a divulgação aberta de trabalhos relevantes e originais em pesquisa em ensino de Ciências e Matemática para a comunidade internacional de pesquisadores.

Somente serão aceitos para publicação artigos de:

1) investigação 

2) revisão da literatura 

3) fundamentação teórica 

4) metodologia da pesquisa educacional com relevância direta para a investigação em ensino de Ciências e Matemática;

5) Relatos de experiências

6) Propostas didática

7) Produtos Educacionais

 

Serão considerados para arbitragem artigos de qualquer orientação teórica e metodológica, enfocando qualquer aspecto do ensino/aprendizagem de Ciências e Matemática, com o entendimento de que são originais e que não estão sendo submetidos à publicação em outras revistas. Serão apreciados trabalhos em português, espanhol ou inglês. 

A RBECM é uma revista de acesso aberta, sem que haja a necessidade de pagamento de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.

Ao final do processo de revisão e editoração, cada artigo aceito é publicado individualmente na edição atual (aquele com publicações em aberto), passando a constar no sumário.

Todos os artigos serão publicados em formato PDF com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores manterão os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Todos os artigos que passam pelo filtro editorial de entrada são arbitrados às cegas por pelo menos dois pesquisadores em ensino de Ciências e/ou Matemática, por sua vez, as identidades deles também não são reveladas aos autores (Double-Blind Peer Review).

O tempo médio para passagem pelo filtro editorial é de quatro semanas.

 

Sobre o processo de revisão

 

  1. Se o artigo submetido cumprir com todos os requisitos formais, os editores farão uma avaliação inicial. Caso considerem que o artigo não é adequado ao perfil da revista ou que não têm qualidade mínima requerida, poderão rejeitá-lo sem enviá-lo a outros avaliadores.
  2. Se o artigo não cumprir com os requisitos formais, os editores se reservam o direito de rejeitar o artigo.
  3. Os artigos que passem por esse primeiro filtro serão enviados a dois árbitros externos, pesquisadores em Ensino de Ciências e/ou Matemática.
  4. Caso os árbitros apresentem pareceres discordantes, ou se por algum outro motivo os editores considerarem necessário, o artigo será enviado a um terceiro árbitro.
  5. A partir dos pareceres, os editores poderão decidir:
  • Aceitar o artigo submetido: como está ou com ligeiras modificações;
  • Publicar com modificações: a contar da data de envio dos pareceres pela editoria, o autor disporá de até 30 dias para atender e comentar as reformulações sugeridas pelos árbitros e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. Estas modificações devem se restringir àquelas feitas pelos árbitros e/ou editores. Em situações que, sem justificativa, o autor demore mais que o prazo máximo para reformulação, o artigo será automaticamente rejeitado. Os editores se reservam o direito de não publicar o trabalho se as reformulações não atenderem às exigências, sem justificativas convincentes.
  • Rejeitar: o trabalho não será publicado na RBECM.
  • Ressubmeter para avaliação: o trabalho poderá ser reenviado para nova apreciação, reiniciando o processo de submissão na revista.
  1. A revisão final do artigo ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos.
  2. Antes da publicação, poderá ser enviada cópia da versão final para que os autores confiram dentro de um prazo de uma semana.

Periodicidade

RBECM é um periódico de publicação semestral (Junho e Dezembro) no qual cada artigo depois de aceito é publicado individualmente na edição atual (aquele com publicações em aberto), passando a constar no sumário da edição.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sobre a revista

A RBECM possui publicação semestral sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de Ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais, quando enfocadas de maneira integrada) e Matemática.