Avaliação do estado nutricional de idosos utilizando o índice de massa corporal e a mini avaliação nutricional

  • Jozélia Soares Bueno Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen/RS.
  • Leucinéia Schmidt Universidade de Passo Fundo (UPF).
  • Rúbia Garcia Deon Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI
  • Dionara Simoni Hermes Volkweis Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen/RS.
Palavras-chave: Idoso, Índice de massa corporal, Mini avaliação nutricional

Resumo

Os idosos podem apresentar alterações no estado nutricional. Este estudo objetivou avaliar o estado nutricional de idosos frequentadores de um grupo de convivência no município de Boa Vista das Missões – RS. Participaram 16 idosos do grupo Alegria de Viver, sendo que a maioria (81,3%) eram mulheres e tinham idade entre 61 e 79 anos. A avaliação do estado nutricional se deu partir do Índice de Massa Corporal (IMC) e da Mini Avaliação Nutricional (MAN), além de um questionário com perguntas fechadas para a caracterização da amostra. Quanto ao estado civil, a maioria (62,5%) eram casados ou viviam com companheiros e 87,5% residiam com seus familiares. Através do IMC verificou-se que 56,3% apresentava sobrepeso. Já os resultados da MAN, demostraram que 50% apresentavam risco de desnutrição. Os dois métodos são válidos e muito utilizados na avaliação nutricional de idosos. Contudo, a MAN é considerada um método mais eficaz, pois leva em consideração outros fatores, como a ingestão alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jozélia Soares Bueno, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen/RS.
Nutricionista. Graduação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen/RS.
Leucinéia Schmidt, Universidade de Passo Fundo (UPF).
Nutricionista. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso em andamento pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Rúbia Garcia Deon, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI
Nutricionista. Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Docente do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen/RS.
Dionara Simoni Hermes Volkweis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen/RS.
Nutricionista. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenadora e docente do Curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus de Frederico Westphalen/RS.
Publicado
2019-12-11
Como Citar
Bueno, J., Schmidt, L., Deon, R., & Volkweis, D. S. (2019). Avaliação do estado nutricional de idosos utilizando o índice de massa corporal e a mini avaliação nutricional. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 16(3). https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i3.8372
Seção
Artigos Originais