Hipertensão arterial e osteoporose no processo do envelhecimento: uma revisão de literatura

  • Luana Decian Saquet Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano, Santa Maria (RS).
  • Grazielle Castagna Cezimbra Weis Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano, Santa Maria (RS).
  • Bruna de Moraes Rossato Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano, Santa Maria (RS).
  • Cassiano Boessio Vizzoto Graduando em Nutrição pelo Centro Universitário Franciscano, Santa Maria (RS).
  • Cristiana Basso Nutricionista. Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Departamento de Ciências da Saúde do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria (RS).
  • Adriane Cervi Blümke Nutricionista. Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Docente do Departamento de Ciências da Saúde do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria (RS).
Palavras-chave: Envelhecimento, Hipertensão, Osteoporose

Resumo

As doenças crônicas não transmissíveis são umas das principais causas de morte no Brasil. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura avaliando a prevalência, os fatores de risco, a prevenção e o tratamento de duas doenças envolvidas no processo de envelhecimento, a hipertensão e a osteoporose. Foi realizado busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujos termos de busca foram “doença crônica”, “idoso”, “hipertensão” ou “osteoporose”. Foram incluídos artigos originais e artigos de revisão em português ou em inglês, e excluiu-se da pesquisa artigos que não estivessem disponíveis online gratuitamente na íntegra. Foram encontrados 1393 artigos, sendo selecionadas para o estudo 26 publicações nacionais e internacionais, divulgadas entre os anos de 2004 e 2014. Como resultados, observou-se que a hipertensão e a osteoporose consistem em doenças de elevada prevalência entre os idosos, principalmente entre as mulheres. Fatores genéticos e ambientais, como o tabagismo, o etilismo, o sedentarismo e a alimentação constituem nos principais fatores de risco dessas doenças. A prevenção dessas doenças é baseada em cuidados com os fatores de risco, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação rica em frutas e verduras, e pobre em sal, no caso da hipertensão. O tratamento da osteoporose e da hipertensão usualmente ocorre por intervenção cirúrgica e farmacológica, respectivamente. Os resultados encontrados neste estudo contribuem para o melhor entendimento sobre essas doenças, auxiliando na busca por um envelhecimento saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-07-19
Como Citar
Saquet, L., Weis, G., Rossato, B., Vizzoto, C., Basso, C., & Blümke, A. (2018). Hipertensão arterial e osteoporose no processo do envelhecimento: uma revisão de literatura. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 15(1), 46-61. https://doi.org/10.5335/rbceh.v15i1.6554
Seção
Artigos Originais