O envelhecimento como um tema da atualidade: a produção de sentidos pela mídia jornalística

  • Averlândio Wallysson Soares Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria do Socorro Costa Feitosa Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O estudo busca analisar as produções de sentidos sobre o envelhecimento pelos meios jornalísticos, evidenciando os modos como é percebido e discutido o fenômeno do envelhecimento. A pesquisa é embasada na teoria das representações sociais, utilizando como universo de pesquisa os três principais jornais do estado do Rio Grande do Norte: Tribuna do Norte, Jornal de Hoje e Gazeta do Oeste, sendo avaliados por meio da análise de conteúdo temático de Bardin (2009). É identificada uma expressiva tendência para a explicação do fenômeno envelhecimento, buscando entender as consequências de tal processo para a sociedade. Nota-se uma necessidade em compreender essa nova conjunção social, já que essa é uma demanda que se estabelece na contemporaneidade. Desse modo, torna-se importante compreender os sentidos estabelecidos sobre o envelhecimento que se configuram, de modo a serem construídos valores e juízos mais fidedignos às reais necessidades.

Biografia do Autor

Averlândio Wallysson Soares Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN; Graduação em Enfermagem pela UERN; Professor da Universidade Potiguar;
Maria do Socorro Costa Feitosa Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Pós-Doutorado no ISCTE - Universidade de Lisboa. Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
2018-07-24
Como Citar
Costa, A., & Alves, M. (2018). O envelhecimento como um tema da atualidade: a produção de sentidos pela mídia jornalística. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 14(3). https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i3.6460
Seção
Artigos Originais