O envelhecimento como um tema da atualidade: a produção de sentidos pela mídia jornalística

  • Averlândio Wallysson Soares Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria do Socorro Costa Feitosa Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O estudo busca analisar as produções de sentidos sobre o envelhecimento pelos meios jornalísticos, evidenciando os modos como é percebido e discutido o fenômeno do envelhecimento. A pesquisa é embasada na teoria das representações sociais, utilizando como universo de pesquisa os três principais jornais do estado do Rio Grande do Norte: Tribuna do Norte, Jornal de Hoje e Gazeta do Oeste, sendo avaliados por meio da análise de conteúdo temático de Bardin (2009). É identificada uma expressiva tendência para a explicação do fenômeno envelhecimento, buscando entender as consequências de tal processo para a sociedade. Nota-se uma necessidade em compreender essa nova conjunção social, já que essa é uma demanda que se estabelece na contemporaneidade. Desse modo, torna-se importante compreender os sentidos estabelecidos sobre o envelhecimento que se configuram, de modo a serem construídos valores e juízos mais fidedignos às reais necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Averlândio Wallysson Soares Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN; Graduação em Enfermagem pela UERN; Professor da Universidade Potiguar;
Maria do Socorro Costa Feitosa Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Pós-Doutorado no ISCTE - Universidade de Lisboa. Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
2018-07-24
Como Citar
Costa, A., & Alves, M. (2018). O envelhecimento como um tema da atualidade: a produção de sentidos pela mídia jornalística. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 14(3). https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i3.6460
Seção
Artigos Originais