Repercussões psicossociais da dependência funcional no cotidiano de idosos longevos

  • Pollyanna Viana Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Tatiane Dias Casimiro Valença Universidade Estadual do sudoeste da Bahia
  • Luciana Araújo dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Palavras-chave: Idosos. Longevidade. Envelhecimento. Incapacidade Funcional. Psicossociais.

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer e discutir as repercussões psicossociais da dependência funcional no cotidiano de idosos longevos de uma Unidade de Saúde da Família. Trata-se de um estudo exploratório- descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade de Saúde da Família, sendo os participantes representados por sete idosos longevos, classificados com dependência funcional e sem déficit cognitivo. O instrumento de coleta foi constituído por uma entrevista semidirigida, mediada por questões norteadoras. Para a análise dos dados, foi aplicada análise de conteúdo temático-categorial. Da análise de conteúdo, emergiram duas categorias, a saber: “Repercussões sociais da dependência” e “Repercussões psicológicas da dependência”. Ficou evidente, entre as repercussões psicológicas, a presença de sentimentos de medo, tristeza e depressão. Em relação às repercussões sociais, as principais encontradas foram a redução nas relações sociais e o isolamento social, com consequente solidão.

Biografia do Autor

Pollyanna Viana Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Enfermeira. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Vitória da Conquista, BA – Brasil. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Obesidade. Pesquisadora do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudos sobre Doenças Crônicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Tatiane Dias Casimiro Valença, Universidade Estadual do sudoeste da Bahia
Fisioterapeuta (UCSAL). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGM/UESB). Mestre em Enfermagem e Saúde (UESB). Docente Assistente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Luciana Araújo dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Fisioterapeuta (UESB). Pós-Doutoramento em Saúde Coletiva/UFBA-ISC. Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde/UFRN. Especialista em Saúde Pública/Facinter. Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Saúde/Fiocruz. Docente Adjunto B do Curso de Fisioterapia/UESB. Orientadora do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade/UESB. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento e Obesidade. Pesquisadora líder do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudos sobre Doenças Crônicas.
Publicado
2017-10-11
Como Citar
Lima, P., Valença, T., & Reis, L. (2017). Repercussões psicossociais da dependência funcional no cotidiano de idosos longevos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 14(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i1.6370
Seção
Artigos Originais