Educação intergeracional e envelhecimento bem sucedido

  • Maria da Conceição Pinto Antunes Instituto de Educação Universidade do Minho
  • Maria Cristina Moreira
Palavras-chave: Envelhecimento bem-sucedido, Intergeracionalidade, Educação

Resumo

A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção de caráter intergeracional, desenvolvida numa Instituição Social de Solidariedade Social (IPSS) do norte de Portugal, abrangendo um grupo de 17 idosos com idades compreendidas entre os 60 e 70 anos e um grupo de 15 crianças/adolescentes com idades compreendidas entre os dez e 14 anos. O objetivo geral do projeto centrou-se na promoção do envelhecimento bem-sucedido e a inclusão social, através do desenvolvimento de atividades favorecedoras da interação e educação/ aprendizagem intergeracional. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação participativa utilizando as técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologias que fomentam a motivação e participação da população-alvo do projeto. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades dos participantes foram desenvolvidas três oficinas: Oficina da Descoberta, Oficina da Construção e Oficina da Intergeracionalidade, onde foram dinamizados diversos tipos de atividades a nível físico, cognitivo, lúdico, afetivo e cultural que permitiram desenvolveras capacidades funcionais (mobilidade, memória, criatividade, reflexão crítica) e fomentar o convívio e as relações intra e intergeracionais. Os resultados do projeto revelaram alterações significativas a níveldo aumento do bem-estar físico e psicológico, melhor relacionamento interpessoal e aquisição de novas aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Pinto Antunes, Instituto de Educação Universidade do Minho
Doutora em Teoria da Educação, Educação Artística e Física pelo Instituto de Educação da Universidade doMinho. Professora do Instituto de Educação. Universidade do Minho, Braga/Portugal. E-mail: mantunes@ie.uminho.pt.
Maria Cristina Moreira
Doutora em Economia pela Universidade do Minho, Braga/Portugal. Professora do Faculdade de Economiada Universidade do Minho, Braga/Portugal E-mail: c_moreira@adcl.org.pt.
Publicado
2018-06-13
Como Citar
Antunes, M., & Moreira, M. (2018). Educação intergeracional e envelhecimento bem sucedido. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 15(1), 21-32. https://doi.org/10.5335/rbceh.v15i1.6052
Seção
Artigos Originais