Reabilitação virtual através do videogame Nintendo Wii® em idosos com alterações cognitivas

Juliana Secchi Batista, Lia Mara Wibelinger, Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Rodolfo Herberto Schneider, Adriano Pasqualotti

Resumo


Dentre os avanços das tecnologias na área da saúde, encontra-se a realidade virtual, que, utilizando canais multissensoriais, possibilita ao usuário a imersão, a navegação e a interação em um ambiente sintético tridimensional gerado por computador. Nesse universo, encontra-se o videogame Nintendo Wii®, que está incrementando os programas de reabilitação, trazendo benefícios de forma lúdica e mais participativa por parte dos indivíduos. Em razão do processo de senescência, a população apresenta alterações cognitivas, dentre as quais, a capacidade de administrar o próprio dinheiro, de fazer compras e de realizar tarefas domésticas. O presente estudo teve como objetivo proceder a uma revisão de literatura, verificando os efeitos da reabilitação virtual por meio do videogame Nintendo Wii® em idosos com alterações cognitivas. Os achados sugerem que o sistema de jogo Wii pode proporcionar resultados positivos no tratamento de idosos com déficit cognitivo, sendo capaz de promover melhora quantitativa e qualitativa das atividades funcionais, consequentemente, da qualidade de vida do indivíduo, com a possibilidade de tornar-se grande aliado ao processo de reabilitação.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, I. D.; FORLENZA, O. V.; BARROS, H. L. Demência de Alzheimer: correlação entre memória e autonomia. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 32, n.3, p. 131-136, 2005.

ABRISQUETA-GOMES, J. Introdução à reabilitação neuropsicológica em idosos, in: _____ & SANTOS, F. H. (orgs). Reabilitação neuropsicológica: da teoria à prática. São Paulo: Artes Médicas, 2006. p. 137-154.

ALBUQUERQUE, E.C.; SCALABRIN, E.E. O uso de computador em programas de reabilitação neuropsicológicas. Psicol Argu,v. 25, n. 50, p. 267-73, 2007.

BELTRÃO, K.I.; CAMARANO, A.A.; KANSO, S. Dinâmica populacional brasileira na virada do século XX, Rio de Janeiro: IPEA, 2004.

BERQUÓ, E.; CAVENAGUI, S. Fecundidade em declínio, breve nota sobre a redução no número médio de filhos por mulher no Brasil. Trabalho apresentado na International Conference da International Union for the Scientific Study of Population (IUSSP), em Tours, França, São Paulo, Revista Novos Estudos, Cebrap, 2006.

CAMARANO, A.A.; KANSO, S.; LEITÃO E MELLO, J. Como vive o idoso brasileiro? In: Camarano, A.A , organizadores.Os novos idosos brasileiros. Muito além dos 60?, Rio de Janeiro: IPEA, p. 25-73, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.2012.2184