CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS EM TEMPOS DE COVID-19

  • Jocênio Marquios Epaminondas
  • Karla Helena Coelho Vilaça e Silva
Palavras-chave: Covid-19, Idoso, Inclusão Digital, Isolamento Social

Resumo

Introdução: Com o aumento alarmante de casos da COVID-19 no Brasil foi necessária a adaptação da oferta do  curso de Inclusão Digital para Idosos (IDI)  no Instituto Federal de Brasília – IFB de modo on line. No entanto, sabe-se que são muitos os desafios deste público em relação ao ambiente virtual. Objetivo: realizar levantamento sobre o desejo dos idosos em relação à modalidade do  curso (on line ou presencial), identificar se possuem Internet, frequência de acessos e dispositivo utilizado. Métodos: foi realizada consulta por meio de formulário eletrônico a 20 idosos matriculados no curso IDI  com perguntas sobre: interesse em realizar as atividades de forma on line, acesso à Internet, frequência de acesso, aplicação utilizada para as aulas, horário para acesso e se conseguem acompanhar as aulas on line. Resultados: 15 idosos responderam a pesquisa, sendo que: todos têm acesso à Internet em casa, 80% via WiFi, 20% por redes móveis; 53,3% acessam pelo celular, 33,4% pelo computador pessoal e 13,3% pelo computador compartilhado; 80% podem acessar a Internet todos os dias; 80% relataram conseguir acompanhar as aulas on line, 20% relataram ter muita dificuldade; 54,3% preferem utilizar o Google Meet, 33,4% YouTube e 13,3 não se manifestaram; e 86,6%  gostariam de manter as aulas na modalidade on line. Conclusão: A maioria dos idosos desejam continuar o curso em formato on line, visto que podem acessar a Internet por meio de redes Wifi ou redes móveis, utilizando celulares, computadores pessoais ou compartilhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-05
Como Citar
Marquios Epaminondas, J., & Coelho Vilaça e Silva, K. H. (2020). CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 17(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i2.12022
Seção
Artigos Originais