INCLUSÃO DOS IDOSOS EM DISCIPLINAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

  • Stephanie de Carvalho Souza
  • Arthur Zasso Krause
  • Maira Rozenfeld Olchik
  • Adriane Ribeiro Teixeira
Palavras-chave: idoso, educação, envelhecimento

Resumo

Introdução: A UFRGS foi uma das pioneiras em projetos de inclusão de idosos. Atualmente conta com a Universidade Aberta para Pessoas Idosas (UNAPI/UFRGS), um programa composto por várias iniciativas para idosos no ambiente universitário. Objetivos: Relatar a participação de idosos em disciplinas regulares da graduação, via projeto piloto. Metodologia: Para o desenvolvimento do projeto, foram criados editais para ingresso em  disciplinas regulares dos cursos de graduação em Comunicação Social (Jornalismo Esportivo), Educação Física (Práticas Corporais e Envelhecimento) e Fonoaudiologia (Avaliação Audiológica I e Intervenção Fonoaudiológica em Envelhecimento). Para participar, os idosos deveriam comprovar escolaridade (ensino médio ou curso superior). Resultados: Cinco pessoas foram selecionadas para participar das disciplinas em 2019, sendo três com ensino superior completo. Todas estiveram presentes nas aulas teóricas e práticas ao longo do semestre letivo, realizando as atividades em conjunto e interagindo com os alunos da graduação. Os professores responsáveis pelas disciplinas tinham atuação e formação em envelhecimento, preparando os alunos para o acolhimento e a integração dos idosos nas turmas. A partir dos resultados obtidos, foi criado um novo projeto, já apresentado para a Universidade, para que idosos possam participar regularmente das disciplinas dos diferentes cursos de graduação. Conclusão: Verificou-se que a inclusão dos idosos promoveu o convívio intergeracional e a inclusão na universidade, uma vez que todos participaram das aulas e atividades propostas em conjunto com os alunos de graduação. Enquanto para os já graduados foi uma oportunidade de atualização profissional, para aqueles com ensino médio foi a oportunidade de frequentarem o ambiente universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-03
Como Citar
Souza, S., Krause, A., Olchik, M., & Teixeira, A. (2020). INCLUSÃO DOS IDOSOS EM DISCIPLINAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 17(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i2.11913