Aprendizagem ao longo da vida e capacitação digital dos adultos idosos

  • Henrique Teixeira Gil
Palavras-chave: Adultos idosos, Aprendizagem ao longo da vida, infoinclusão, inclusão social, literacia digital

Resumo

O aumento da esperança de vida tem tido como consequência um gradual envelhecimento da sociedade, sendo os adultos idosos com 65+ anos, aqueles que mais têm vindo a aumentar nos países mais desenvolvidos. Esta realidade fez com que exista um maior número de reformados que receberam a sua formação num contexto muito diferente do atual. Como é por demais evidente, o avanço das tecnologias digitais e suas aplicações, têm promovido alterações nas rotinas diárias dos cidadãos. No presente contexto, torna-se pertinente uma discussão crítica e reflexiva acerca do papel da aprendizagem ao longo da vida e dos requisitos para uma adequada capacitação digital no sentido de se providenciarem condições para uma mais ajustada inclusão social dos adultos idosos.

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Biografia do Autor

Henrique Teixeira Gil
Pós-doutorado em Política Social, Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Doutorado em Educação, University of Exeter, School of Education, United Kingdom. Docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.
Publicado
2019-12-11
Como Citar
Gil, H. (2019). Aprendizagem ao longo da vida e capacitação digital dos adultos idosos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 16(3). https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i3.10258
Seção
Artigos Originais