Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH) é uma publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (ppgEH) e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEEF) da Universidade de Passo Fundo (UPF), apresentada em versão impressa e em versão online. Foi criada em 2004, com periodicidade semestral até 2008, passando a ser quadrimestral a partir do ano de 2009.

Publica artigos originais e inéditos de pesquisa e desenvolvimento em português, espanhol e inglês, que representem contribuição efetiva para a área das ciências do envelhecimento humano, bem como de temas de interesse e afins. A revista pretende ser um veículo dos acontecimentos científicos, culturais e, mesmo, éticos em torno das questões do envelhecimento humano, aberta e crítica; ao mesmo tempo, quer contribuir para a melhoria das condições de vida da população.

 

Políticas de Seção

Contra Capa

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pessoa Fotografada

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Errata

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Normas de Publicação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Publicidade

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos devem ser submetidos via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), mediante cadastro de usuário.
Os trabalhos enviados pelos autores são pré-avaliados pelos editores quanto à forma e à adequação à política editorial da revista. Se recusados, os autores recebem notificação. Se aceitos, são encaminhados para avaliação de mérito junto ao corpo de pareceristas ad hoc, constituído de pesquisadores/doutores de diversas instituições do Brasil.

A avaliação de mérito é registrada em formulário online, segundo os critérios de: título retratando o conteúdo do trabalho; presença dos elementos essenciais no resumo; introdução evidenciando objetivos do trabalho e estudos relacionados; descrição detalhada do método; discussão dos resultados e conclusões pertinentes ao objetivo; consistência e coerência textual; uso da linguagem de forma correta.

Cada artigo é avaliado por dois pareceristas na modalidade de duplo cego, sendo consultado um terceiro, em caso de conflito. Os pareceres são de uso interno e exclusivo da equipe editorial. Os nomes dos pareceristas envolvidos em cada avaliação não são divulgados aos autores. Da mesma forma, aos pareceristas não é divulgada a autoria do artigo a ser avaliado. Os autores são notificados pelo sistema eletrônico da revista a respeito da aceitação, da recomendação de revisão ou da recusa de seu trabalho. Em caso de se aprovar com sugestões de ajustes ou em caso de recusa de um trabalho, encaminha-se ao autor uma síntese dos aspectos apontados pelos avaliadores.
Textos que necessitem de ajustes devem ser reencaminhados pelos autores no prazo máximo de quinze dias.

Os editores reservam-se o direito de recusar o texto, caso não atenda às solicitações feitas.
Todos os artigos aprovados para publicação são encaminhados à revisão de linguagem e normalização, de acordo com as normas estilísticas e formais da revista, submetendo-se a prova final à aprovação dos autores.

 

Periodicidade

A RBCEH é uma publicação quadrimestral. O primeiro número do ano corresponde aos meses de janeiro a abril, o segundo número corresponde aos meses de maio a agosto, e o terceiro número corresponde aos meses de setembro a dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Seguindo o princípio de que a desoneração do acesso à produção científica fomenta o intercâmbio global de conhecimentos, a RBCEH proporciona livre acesso público a todo o seu conteúdo. Os usuários podem fazer download dos arquivos sem necessidade de solicitar permissão aos autores ou aos editores. O uso de qualquer material contido na revista deve ser citado conforme as normas de referência bibliográfica.

 

Arquivamento

LOCKSS
LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit.


The Public Knowledge Project
Open Journal Systems was developed by the Public Knowledge Project.

 

Indexação

Sibradid (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UFMG, MG-Brasil)
Edubase (Faculdade de Educação, Unicamp, SP-Brasil)
PKP Open Archives Harvester (Faculty of Education at the University of British Columbia, UBC, Vancouver, Canada)
Sumarios.org (FUNPEC-RP - Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto, SP-Brasil)
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Lund University Libraries, LUL, Lund, Sweden)