Uma Aplicação da Realidade Aumentada no Ensino de Modelagem dos Sistemas Estruturais

  • Claudia Susie Camargo Rodrigues
  • Ricardo Alexandre Marquezin Pinto
  • Paulo Fernando Neves Rodrigues
Palavras-chave: Realidade Aumentada. Modelagem de sistemas estruturais. Análise qualitativa.

Resumo

Muitos estudos mostram que os estudantes aprendem mais quando diversas técnicas de ensino são utilizadas e que alguns alunos respondem melhor a determinadas metodologia de ensino. Partindo deste pressuposto, o uso dos computadores em sala de aula foi, cada vez mais, incentivado e diversas aplicações de técnicas computacionais foram desenvolvidas como ferramentas educacionais, com o objetivo de proporcionar aos alunos um vasto campo de experiências de aprendizagem. Uma das maiores dificuldades, em termos pedagógicos, nos cursos de Arquitetura, é a interface entre as disciplinas de estruturas e as demais disciplinas de projeto arquitetônico. Este artigo apresenta uma aplicação da Realidade Aumentada implementada como uma ferramenta de ensino na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o intuito de introduzir os alunos no estudo dos sistemas estruturais, de uma maneira lúdica e adequada ao perfil dos estudantes de Arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-07
Como Citar
[1]
Rodrigues, C.S., Pinto, R.A. e Rodrigues, P.F. 2010. Uma Aplicação da Realidade Aumentada no Ensino de Modelagem dos Sistemas Estruturais. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 2, 2 (out. 2010), 81-95. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.971.
Seção
Artigo Original
Share |