INSIDe: Image recognition tool aimed at helping visually impaired people contextualize indoor environments

Palavras-chave: Android, Deficiência visual, SITF, Visão computacional

Resumo

Os portadores de deficiência visual enfrentam inúmeros obstáculos em seu processo de inclusão na sociedade. A visão computacional pode ser usada para uma maior qualidade de vida aos portadores de deficiência visual, contribuindo com a acessibilidade dos locais onde eles frequentam, além de auxiliar na resolução de dificuldades encontradas em seu cotidiano. Este trabalho apresenta uma ferramenta baseada em visão computacional e reconhecimento de imagem para assistir pessoas com deficiência visual na contextualização em ambientes fechados. A ferramenta funciona da seguinte maneira: o usuário tira uma foto $\rho$ utilizando uma aplicação móvel; ρ é enviada para o servidor; ρ é comparada com imagens previamente cadastradas; o servidor retorna os metadados da foto mais parecida com ρ; finalmente, a aplicação móvel retorna o áudio para o usuário baseado nos metadados. O teste de similaridade entre as imagens do banco de dados e ρ é baseado na busca do vizinho mais próximos nos pontos chaves extraídos das imagens através de descritores SIFT. Três experimentos foram realizados para identificar a utilidade da ferramenta. Acredita-se que a solução proposta é de baixo custo e uma abordagem conveniente que pode utilizar a infraestrutura de TI existente, e.g., redes sem fios, e não exige nenhuma adaptação física no ambiente onde a aplicação será utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denio Duarte, Universidade Federal da Fronteira Sul
Doutor em Ciência da Computação pela Université François-Rabelais Tours (validado pela UFRGS) em 2005, mestre em informática pela Universidade Federal do Paraná em 2001 e graduado em Ciências da Computação pela Universidade Regional de Blumenau em 1993. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Atua na área de banco de dados com ênfase em dados semiestruturados. Participa também em projetos na área de engenharia de software.
Publicado
2019-09-10
Como Citar
[1]
Fank, E., Bevilacqua, F., Duarte, D. e Scapinello, A. 2019. INSIDe: Image recognition tool aimed at helping visually impaired people contextualize indoor environments. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (set. 2019), 59-71. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9455.
Seção
Artigo Original
Share |