Uma Uma extensão ao modelo de emoções e de personalidades baseado em sistemas multiagentes utilizando distribuição normal, lógica Fuzzy e matemática intervalar

  • Christian Pereira Tavares
  • Cleo Zanella Billa
  • Diana Francisca Adamatti Centro de Ciências Computacionais Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: Emoções, Distribuição Normal, Lógica Fuzzy, Matemática Intervalar, Personalidade, Sistemas Multiagente

Resumo

Este artigo consiste em uma extensão ao modelo de emoções e de personalidades baseado em sistemas multiagente, na qual, para que os agentes sobrevivam, eles necessitam realizar trocas de recurso. A inicialização deste modelo tem valores fixos para a personalidade e a influência da personalidade sobre a emoção. Este valor deve variar no intervalo [0;1], sendo que o valor zero representa quase inexistência da determinada personalidade ou influência sobre as emoções, e um, a presença total. Portanto, sendo fixado um valor na inicialização do modelo, o mesmo não será capaz de mostrar precisamente o modo que estas emoções e personalidades influenciam nas decisões do ser humano, uma vez que cada indivíduo não possui a capacidade de uma ponderação quantitativa de suas emoções e personalidade. Para tornar o modelo uma solução mais próxima do comportamento humano, froam estudadas técnicas para resolver o problema da inicialização fixa na influência da personalidade sobre a emoção. Para isso, o desejo de que as variáveis da influência de personalidade iniciem em um intervalo, no qual possa ser retirado um valor aleatório, que por sua vez, será utilizado para a inicialização do modelo. Para isso, o artigo apresenta três técnicas diferentes de inicialização: Distribuição Normal, Lógica Fuzzy e Matemática Intervalar. O intuito da utilização destas técnicas consiste em poder ter uma visão mais ampla e melhor apresentada de diferentes resultados de saída do modelo. Além disso, possibilita uma comparação com os resultados do modelo original, para tentar obter uma melhor representação do modelo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-21
Como Citar
[1]
Tavares, C., Billa, C. e Adamatti, D. 2020. Uma Uma extensão ao modelo de emoções e de personalidades baseado em sistemas multiagentes utilizando distribuição normal, lógica Fuzzy e matemática intervalar. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 1 (mar. 2020), 54-70. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i1.9326.
Seção
Artigo Original
Share |