Roteirization of vehicles in the delivery/collection problems - Application of a modifed Ant Colony Algorithm
Resumo
Os problemas de entrega e coleta tratam das situações onde objetos são entregues (ou coletados) em casos práticos. Por exemplo, coleta de lixo sólido, serviços postais e remoção de neve. Eles podem ser modelados como o conhecido Problema do Carteiro Chinês em grafos mistos (PCCM). O PCCM é um modelo justo para o problema de entrega e coleta, pois seu objetivo é cobrir todos os \textit{links} de um grafo misto com um custo mínimo. O objetivo deste artigo é desenvolver um algoritmo baseado na Otimização por Colônia de Formigas e aplicá-lo to solução do PCCM. O PCCM é inicialmente convertido em um Problema do Caixeiro Viajante (PCV) equivalente e então resolvido para esta segunda instância. Os resultados foram promissores e comparáveis a alguns outros algoritmos. Foram encontrados resultados próximos da solução ótima em alguns casos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-03-23
Como Citar
[1]
Resende Lima, V., Lima, E. e Sherafat, H. 2020. Roteirization of vehicles in the delivery/collection problems - Application of a modifed Ant Colony Algorithm. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 1 (mar. 2020), 44-53. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i1.9317.
Seção
Artigo Original
Copyright (c) 2020 Victor Hugo Resende Lima

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).