Alocação de canais para redes veiculares baseada no comportamento do nó

  • Roni Francis Shigueta
  • Marcelo Pellenz Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Mauro Fonseca UTFPR

Resumo

Este trabalho apresenta uma estratégia de alocação de canal baseada no comportamento do nó para redes veiculares (VANETs). A principal contribuição deste trabalho é considerar algumas características do comportamento do nó para guiar o processo de alocação de canais em VANETs. No trabalho é usada uma abordagem distribuída que permite a estratégia rapidamente responder a mudanças de topologia na rede, limitando a troca de mensagens. Os canais alocados são do espectro do padrão IEEE 802.11p e as métricas de avaliação são: vazão agregada, taxa de entrega de pacotes, atraso fim a fim e overhead. Os resultados mostram que a estratégia apresenta mais alta vazão e taxa de entrega de pacotes com menor atraso fim a fim quando comparado aos métodos de alocação de canais randômico e simples. Quando comparado a uma abordagem centralizada, a estratégia apresenta desempenho próximo ao do algoritmo Tabu, mas com menor overhead.

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Publicado
2019-05-22
Como Citar
[1]
Shigueta, R., Pellenz, M. e Fonseca, M. 2019. Alocação de canais para redes veiculares baseada no comportamento do nó. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 2 (maio 2019), 22-30. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i2.9170.
Seção
Artigo Original
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