Monitoramento da taxa de saturação de oxigênio no sangue e frequência cardíaca via método de magnificação Euleriana sem contato físico

Palavras-chave: iPPG, “noncontact monitoring”, “peripheral oxygen saturation”, SpO2

Resumo

O monitoramento da frequência cardíaca (FC) e da taxa de saturação de oxigênio no sangue (SpO2) é fundamental em cirurgias e unidades de terapia intensiva. Nas últimas décadas surgiram vários estudos sobre monitoramento de sinais vitais sem contato físico, mas poucos são focados na SpO2. Este artigo apresenta uma solução para o monitoramento da taxa de saturação de oxigênio no sangue e frequência cardíaca sem contato físico com o paciente através da técnica de fotopletismografia por imagens. A magnificação de vídeo Euleriana (EVM) foi empregada na solução proposta para ampliar as variações de cores que ocorrem na pele devido ao ciclo circadiano. O software desenvolvido foi executado em uma plataforma de hardware livre e de baixo custo.Foram realizados experimentos com nove indivíduos saudáveis. Ao comparar os resultados experimentais com os obtidos com um oxímetro de pulso de referência, a solução proposta mostrou boa acurácia nas medidas de SpO2, com diferença menor que 2%, atendendo os requisitos da norma que regulamenta os equipamentos de oximetria de pulso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-22
Como Citar
[1]
Rosa, A. e Betini, R. 2020. Monitoramento da taxa de saturação de oxigênio no sangue e frequência cardíaca via método de magnificação Euleriana sem contato físico. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 2 (jun. 2020), 80-92. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.9165.
Seção
Artigo Original
Share |