Modelagem matemática do tempo de vida de baterias de Lítio Íon Polímero utilizando modelos elétricos combinados e genéricos

  • Marcia de Fatima Brondani Binelo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Airam Teresa Zago Romcy Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Paulo Sérgio Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
Palavras-chave: Estimação de parâmetros, modelo combinado, modelos elétricos, modelo genérico, tempo de vida da bateria

Resumo

Neste trabalho é apresentada a análise do desempenho de dois modelos elétricos, o modelo combinado Chen e Rincón-Mora e o modelo genérico Battery, que são aplicados na modelagem matemática do tempo de vida de baterias de Lítio Íon Polímero. Os modelos são submetidos a um mesmo cenário de simulação, utilizando a mesma metodologia para a estimação dos seus parâmetros empíricos, que é baseada na análise visual de curvas de descarga obtidas experimentalmente. Para a validação dos modelos é considerado o mesmo conjunto de dados, composto de perfis de descarga constantes e variáveis, o que torna esse processo mais realista. Os experimentos são realizados em uma plataforma de testes, e os modelos são implementados na ferramenta computacional Matlab/Simulink (Student Suite). Os resultados, analisados a partir da comparação entre os tempos de vida simulados e os tempos de vida experimentais, mostram que ambos modelos são acurados, apresentando erros médios inferiores a 2%. No entanto, o modelo Battery apresenta melhor desempenho médio e possuí um processo de parametrização mais simples quando comparado ao modelo Chen e Rincón-Mora.
Publicado
2018-11-14
Como Citar
[1]
Binelo, M., Sausen, A. e Sausen, P. 2018. Modelagem matemática do tempo de vida de baterias de Lítio Íon Polímero utilizando modelos elétricos combinados e genéricos. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10, 3 (nov. 2018), 44-54. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i3.8063.
Seção
Artigo Original
Share |