Modelo de mobilidade veicular urbano baseado em traços reais de mobilidade

  • Régis Thiago Feyh Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Marco Aurélio Spohn Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Modelo de mobilidade, redes veiculares, simulação de tráfego urbano, traços de mobilidade

Resumo

Este artigo apresenta e valida um modelo de mobilidade veicular urbano resultante da análise de traços reais de mobilidade de táxis da cidade de Roma (Itália). O modelo de mobilidade é aplicado em um simulador de tráfego, possibilitando-se gerar traços sintéticos de mobilidade para simuladores de redes. A principal vantagem de se gerar traços sintéticos é que, além de manter aspectos do padrão de mobilidade real, permite-se um maior controle das variáveis do ambiente de simulação. Apesar do modelo proposto não conseguir capturar todos os aspectos reais da mobilidade dos táxis, mostrou-se efetivo em reproduzir características observadas como relevantes na movimentação veicular urbana.
Publicado
2018-05-01
Como Citar
[1]
Feyh, R. e Spohn, M. 2018. Modelo de mobilidade veicular urbano baseado em traços reais de mobilidade. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10, 1 (maio 2018), 30-42. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7512.
Seção
Artigo Original
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