Uma ferramenta colaborativa para apoiar a aprendizagem de programação de computadores

Leonardo Davi Pereira Machado, Carla Diacui Medeiros Berkenbrock, Guilherme Anselmo, Ivanete Zuchi Siple

Resumo


Nos cursos da área da Computação os alunos podem ter dificuldades de aprendizagem nas disciplinas que envolvem programação, o que gera um alto índice de reprovação e desistência nessas disciplinas. Com o intuito de contribuir para a redução dessas dificuldades, este artigo apresenta uma ferramenta colaborativa para apoiar a aprendizagem de programação de computadores por meio de dispositivos móveis. Essa ferramenta adota uma abordagem de aprendizagem colaborativa onde os alunos trabalham usando diferentes estratégias: individualmente seguida por uma atividade em grupo ou diretamente em grupo a fim de trocar experiências para aprender Programação Orientada a Objetos (POO). Este trabalho apresenta um estudo de caso conduzido para demonstrar a aplicabilidade do ferramenta. Os resultados alcançados indicam o potencial da abordagem para apoiar a aprendizagem dos conceitos em programação de computadores.

Palavras-chave


programação de computador; dispositivos móveis; aprendizagem colaborativa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5335/rbca.v10i1.7435