Mecanismo de controle e gerência de segurança para ambientes colaborativos

  • Maykon Chagas de Souza Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Jucélio Jair Silva Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Michelle Silva Wangham Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Palavras-chave: Gestão de Identidade. Organização Virtual. Pesquisa Colaborativa.

Resumo

As organizações virtuais (OVs) permitem a formação de ambientes colaborativos com regras e políticas específicas para permitir o acesso dos pesquisadores aos recursos disponibilizados pelas OVs. Nestes ambientes, o modelo de identidades federadas oferece ao usuário autenticação única (SSO) e federada. As OVs podem ser formadas por domínios heterogêneos (instituições) que ultrapassam o escopo de uma única Federação; para isto, é necessário o estabelecimento das relações de confiança entre os domínios das diferentes Federações. O objetivo deste trabalho é descrever um mecanismo de controle e gerência de segurança para ambientes colaborativos (GSOV) responsável por prover o estabelecimento das relações de confiança entre os domínios administrativos que estão em diferentes federações e que contribui com a autenticação e autorização dos usuários da OV.

Biografia do Autor

Maykon Chagas de Souza, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Possui graduação em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Atualmente é pesquisador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, onde mantém o Laboratório de Experimentação em Gestão de Identidades (GIdLab) e realiza pesquisas relacionado à Gestão de Identidade, Infraestruturas de Autenticação e Autorização, também é membro do Comitê Técnico de Gestão de Identidades Digitais (CT-GID/RNP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Telecomunicações, Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração de Sistemas GNU/Linux, Redes de Computadores e Sistemas de Gestão de Identidades Federadas.
Jucélio Jair Silva, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Atualmente graduando em Ciência da Computação na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Durante a graduação vem experiementando trabalhar em diferentes áreas como: 1) Estágio na Intelbras P&D, auxilio no desenvolvimento de uma interface web para configuração de um Roteador Wireless, 2) Bolsa de Iniciação Científica na Univali com patrocinio do PIBIC / CNPq, trabalhando com processamento digital de imagens por 2 anos, 3) Assistente técnico do GIdLab, mantido pela RNP. Já trabalhou como técnico de informática, manutenção de equipamentos eletrônicos e instalação de antenas.
Michelle Silva Wangham, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e pós doutorado em Ciência da Computação (2016) pela University of Ottawa no Canadá. Atualmente, é professora pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no Programa de Mestrado em Computação Aplicada e nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Industrial Mecânica. Participa como pesquisadora do Grupo de Sistemas Embarcados e Distribuídos (GSED) da UNIVALI e do Laboratório de Segurança em Computação (LABSEC) da UFSC. Coordenadora do Comitê Técnico de Gestão de Identidades da RNP. Atua nas áreas de pesquisa de Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores, Segurança em Sistemas Computacionais e Gestão de Identidades Digitais.
Publicado
2017-10-31
Como Citar
[1]
de Souza, M., Silva, J. e Wangham, M. 2017. Mecanismo de controle e gerência de segurança para ambientes colaborativos. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 9, 3 (out. 2017), 71-86. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v9i3.6773.
Seção
Artigo Original
Share |