Explorando a gestão de contratos com fornecedores no contexto de CMMI-DEV e metodologias ágeis: a identificação de um gap

  • Melquizedequi Cabral dos Santos Instituto Federal do Sertão Pernambucano, SERTÃO-PE
  • Elisiane Monteiro Soares Programa de Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará, UFPA
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Programa de Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará, UFPA
  • Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, CIn UFPE
Palavras-chave: CMMI_DEV, Gestão de Contratos com Fornecedores, Metodologias Ágeis

Resumo

A subcontratação de software é um processo de aquisição que significa delegar, por meio de contrato, o desenvolvimento de parte, ou totalidade do produto junto a fornecedores externos ao projeto. Vários estudos obtiveram sucesso com o uso da subcontratação nesse contexto. No entanto, as organizações continuam com problemas no planejamento, execução e gestão dos fornecedores dentro do processo de aquisição no desenvolvimento de software. Este estudo conduziu uma revisão sistemática da literatura com o intuito de explorar o atual estado da investigação sobre a relação entre Metodologias Ágeis e CMMI-DEV, no contexto da gestão do acordo de fornecedores. A revisão revelou a escassez de dados empíricos sobre a temática, apontando a necessidade de mais pesquisas sobre a combinação dessas abordagens.
Publicado
2017-07-28
Como Citar
[1]
Santos, M., Soares, E., Oliveira, S.R. e Vasconcelos, A.M. 2017. Explorando a gestão de contratos com fornecedores no contexto de CMMI-DEV e metodologias ágeis: a identificação de um gap. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 9, 2 (jul. 2017), 14-28. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v9i2.6042.
Seção
Artigo Original
Share |