SOS Móvel: sistema para auxiliar pessoas na solicitação de socorro
Palavras-chave:
Agentes inteligentes, Detecção de risco, M-Health, Solicitação de socorro
Resumo
Devido aos índices elevados de acidentes, incidentes e ocorrências, qualquer um está vulnerável e pode necessitar de informações sobre centros de saúde mais próximos para o socorro. Na busca de reduzir o alto índice de ocorrências fatais em acidentes e incidentes quaisquer, medidas tecnológicas passaram a ser empregadas para contatar rapidamente o socorro. O SOS móvel é um sistema para auxiliar pessoas na solicitação de socorro. O sistema faz reconhecimento de atividades, utiliza sensores móveis com sensibilidade ao contexto e um agente inteligente para detecção de situações de risco e disparo de solicitações de socorro automáticas. O sistema é composto por uma parte web e uma móvel. O aplicativo móvel é utilizado ativamente pelo usuário, enquanto que a interface web é utilizada pelos familiares ou gestores da saúde que podem monitorar o usuário e visualizar sua localização e alertas. Os experimentos com o SOS Móvel foram realizados em um ambiente de simulações e permitiram concluir que esse apresentou desempenho satisfatório ao detectar riscos e fazer o envio de solicitações de socorro automaticamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-11-08
Como Citar
[1]
Queiroz, S., Leite, C., Neto, P., Magalhães, D. e da Silva, J. 2016. SOS Móvel: sistema para auxiliar pessoas na solicitação de socorro. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 3 (nov. 2016), 34-50. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v8i3.5920.
Edição
Seção
Artigo Original

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).