A virtualização da aprendizagem: novas perspectivas na cibercultura

Adriano Canabarro Teixeira, Marie Jane Soares Carvalho, Patrícia Grasel

Resumo


O presente artigo descreve o relacionamento entre duas pesquisas envolvendo discussões acerca do potencial das tecnologias digitais de rede no processo de virtualização da aprendizagem, do professor e do aluno. A primeira pesquisa é desenvolvida na Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), apoiada pelo MEC e implementada pela UFRGS, e a segunda, denominada “A hipermídia na criação de coletividades de aprendizagem na rede municipal de ensino de Passo Fundo”, ocorre no interior do projeto Mutirão pela Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo. Para tanto, ao mesmo tempo em que explicita o arcabouço teórico básico de ambas as experiências, este texto relata os objetivos e as definições metodológicas de cada uma para, por fim, apontar para um futuro aprofundamento envolvendo os resultados coletados em ambas as frentes em um novo processo de investigação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5335/rbca.2013.572