Experiências do ensino a distância do gerenciamento ágil de projetos com Scrum e apoio de uma ferramenta para gerência de histórias de usuário

  • Vinicius Bernardo Silva PUC Minas
  • Marcelo Werneck Barbosa PUC Minas
  • Lorena Adrian Cardoso Carvalho PUC Minas
Palavras-chave: Ensino de métodos ágeis. Gerenciamento ágil de projetos. Scrum

Resumo

Observa-se o uso crescente de métodos de gerenciamento ágil de projetos nas organizações. Tais métodos têm características próprias, difíceis de serem totalmente compreendidas pelos alunos somente com base em explicações teóricas. Assim, o ensino de métodos ágeis deve ser feito não só por exposição teórica, mas também com demonstração prática. O desafio de ensinar tais métodos aumenta em um ambiente de ensino virtual. O objetivo deste trabalho é propor e avaliar uma atividade em grupos a distância para ensino do método ágil Scrum com foco na elaboração e gerência de histórias de usuário, com o apoio da ferramenta Pivotal Tracker. Como contribuição, destaca-se a disponibilização de um tutorial da ferramenta e outros materiais de apoio, que, segundo alunos, contribuiu positivamente para a realização da atividade. O trabalho também promoveu a identificação de questões comuns dos alunos, que podem orientar professores no planejamento de suas aulas e atividades virtuais.
Publicado
2016-04-30
Como Citar
[1]
Silva, V., Barbosa, M. e Carvalho, L.A. 2016. Experiências do ensino a distância do gerenciamento ágil de projetos com Scrum e apoio de uma ferramenta para gerência de histórias de usuário. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 1 (abr. 2016), 2-13. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5614.
Seção
Relato de Experiência
Share |