Simulação computacional aplicada na análise do projeto de um restaurante universitário

  • José Victor Silvério Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
  • Stella Jacyszyn Bachega Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
  • Dalton Matsuo Tavares Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
  • Sílvia Parreira Tannús Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
  • Ricardo Ribeiro Moura Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC
  • Sérgio Antônio Ribeiro de Carvalho Júnior Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
Palavras-chave: Análise de Projeto, Restaurante Universitário, Simulação Computacional

Resumo

O uso da simulação computacional foi impulsionado pelos avanços da computação e sua grande flexibilidade de utilização. Dentre as diversas aplicações, a análise de projetos ganha destaque. O presente trabalho tem como objetivo aplicar a simulação computacional para análise da capacidade de atendimento de um novo restaurante universitário. Para tanto, foram utilizados a abordagem de pesquisa quantitativa e o procedimento de pesquisa experimental, por meio do uso de simulação computacional. Mediante a análise dos resultados do modelo computacional desenvolvido, foi possível compreender o provável funcionamento do sistema estudado, bem como o fluxo das entidades entre os locais de atendimento. Verificou-se que o espaço físico projetado é adequado para o atendimento. No entanto, o processo de atendimento do local caixa deverá ser revisto, pois em horários de maior procura pelo serviço houve grande formação de fila de espera. Este trabalho apresenta contribuições para a área acadêmica e para a área empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Victor Silvério, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), Faculdade de Engenharia (FENG), Curso de Engenharia de Produção.
Stella Jacyszyn Bachega, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), Faculdade de Engenharia (FENG), Curso de Engenharia de Produção, Grupo de Estudos em Modelagem e Simulação- GEMS, Grupo de Desenvolvimento de Produtos Mecatrônicos.
Dalton Matsuo Tavares, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), Instituto de Biotecnologia (IBioTec), Curso de Ciência da Computação, Grupo de Estudos em Modelagem e Simulação- GEMS, Grupo de Desenvolvimento de Produtos Mecatrônicos.
Sílvia Parreira Tannús, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), Faculdade de Engenharia (FENG), Curso de Engenharia de Produção.
Ricardo Ribeiro Moura, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), Faculdade de Engenharia (FENG), Curso de Engenharia de Produção.
Sérgio Antônio Ribeiro de Carvalho Júnior, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC)
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG-RC), Departamento de Compras, Grupo de Estudos em Modelagem e Simulação- GEMS.
Publicado
2016-09-01
Como Citar
[1]
Silvério, J., Bachega, S., Tavares, D., Tannús, S., Moura, R. e Carvalho Júnior, S. 2016. Simulação computacional aplicada na análise do projeto de um restaurante universitário. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 2 (set. 2016), 99-112. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v8i2.5553.
Seção
Artigo Original
Share |