Mineração de dados eleitorais: descoberta de padrões de candidatos a vereador na região da campanha do Rio Grande do Sul

  • Alex Camargo Universidade Federal do Rio Grande
  • Roger Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Érico Amaral Universidade Federal do Pampa
  • Milton Heinen Universidade Federal do Pampa
  • Francisco Pereira Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Classificação, Descoberta de padrões, Mineração de dados

Resumo

Atualmente o Brasil é visto como um país onde o sistema de votação é bastante avançado em termos de informatização. A cada final de eleição uma grande quantidade de dados é gerada e, com base em números estatísticos, são efetuados estudos a fim de se identificar quais fatores levaram um candidato a ser eleito. Este trabalho propõe um processo de descoberta de padrões de perfil de candidatos a vereador nas cidades da região da campanha do Rio Grande do Sul. Com o auxílio da ferramenta WEKA (Waikato Environment for Knowledge Analysis) foi aplicado o algoritmo J48 utilizando como base de dados os registros disponibilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), referente as eleições do ano de 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-04-30
Como Citar
[1]
Camargo, A., Silva, R., Amaral, Érico, Heinen, M. e Pereira, F. 2016. Mineração de dados eleitorais: descoberta de padrões de candidatos a vereador na região da campanha do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 8, 1 (abr. 2016), 64-73. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5395.
Seção
Artigo Original
Share |