Exploração de paralelismo à nível de instruções e de tarefas em uma arquitetura de processamento não convencional

  • Aparecida Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Luisa Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Márcio Eduardo Kreutz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Arquiteturas de processamento não convencionais, Paralelismo, Processadores Superescalares, Software Pipelining.

Resumo

Impulsionadas pelos constantes avanços da indústria de semicondutores, as aplicações computacionais têm evoluído consideravelmente, uma vez que podem fazer uso de circuitos eletrônicos eficientes e com alto poder computacional. Nesse sentido, a busca por maior desempenho pode ser conseguida por meio do aumento da frequência de operação, o que permite instruções executarem em tempo menor, ou pela execução concorrente das operações, por meio de técnicas de paralelismo. Este artigo apresenta a implementação da técnica de paralelismo chamada software pipelining em uma arquitetura de processamento não convencional. Adicionalmente, são mostrados resultados de simulação, que comprovam a eficiência da técnica quando o desempenho é medido em versões da arquitetura com e sem a implementação do software pipelining.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Informática e Matemática Aplicada
Ana Luisa Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Informática e Matemática Aplicada
Márcio Eduardo Kreutz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Informática e Matemática Aplicada
Publicado
2015-10-27
Como Citar
[1]
Medeiros, A., Medeiros, A. e Kreutz, M. 2015. Exploração de paralelismo à nível de instruções e de tarefas em uma arquitetura de processamento não convencional. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 7, 3 (out. 2015), 120-133. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5027.
Seção
Artigo Original
Share |