Mineração de dados em triagem de risco de saúde

  • Thales Vaz Maciel Universidade Federal do Rio Grande
  • Vinicius da Rosa Seus Universidade Federal do Rio Grande
  • Karina dos Santos Machado Universidade Federal do Rio Grande
  • Eduardo Nunes Borges Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: Descoberta de conhecimento em bases de dados, Mineração de dados, Triagem médica

Resumo

Com a grande quantidade de dados gerados por sistemas de informação, utilizados em diversas áreas organizacionais, a necessidade de explorar esses dados torna-se evidente, com o objetivo de transformá-los em conhecimento interessante. O objetivo deste artigo é descrever, passo a passo, a aplicação de um processo de descoberta de conhecimento em banco de dados (KDD) no domínio da triagem médica. O foco do estudo está nas fases de pré-processamento e na mineração de dados, especificamente na tarefa de classificação. Discute-se a aplicação do algoritmo C4.5, denominado no software WEKA de J48, propõe-se uma abordagem sensível a custo e apresentam-se os resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Vaz Maciel, Universidade Federal do Rio Grande
Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade da Região da Campanha (2011) e especialização em Sistemas Distribuídos com Ênfase em Banco de Dados pela Universidade Federal do Pampa (2013). Atualmente é mestrando em Engenharia de Computação na Universidade Federal do Rio Grande (RS, BR) e ocupa o cargo de Informata (Nível Superior) na Prefeitura Municipal de Bagé (RS, BR). Fala Inglês fluente e tem experiência internacional na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Software em Sistemas de Informação e Mineração de Dados.
Vinicius da Rosa Seus, Universidade Federal do Rio Grande
Atualmente é desenvolvedor Back-end na empresa BlueShift. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. É mestrando em Engenharia de Computação.
Karina dos Santos Machado, Universidade Federal do Rio Grande
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Ciências da Computação pela PUCRS. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioinformática, Mineração de Dados, Worflows Científicos, Bancos de Dados, Desenho Racional de Fármacos e Docagem Molecular.
Eduardo Nunes Borges, Universidade Federal do Rio Grande
É professor do Centro de Ciências Computacionais - C3 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É graduado em Engenharia de Computação pela mesma instituição, mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem experiência na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: deduplicação, similaridade, consultas vagas ou aproximadas, bibliotecas digitais, metadados, recuperação de informações e descoberta de conhecimento.
Publicado
2015-05-15
Como Citar
[1]
Maciel, T., Seus, V., Machado, K. e Borges, E. 2015. Mineração de dados em triagem de risco de saúde. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 7, 2 (maio 2015), 26-40. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4651.
Seção
Artigos selecionados em Conferências - VI MCSul (2014)
Share |