Mineração de dados em triagem de risco de saúde

  • Thales Vaz Maciel Universidade Federal do Rio Grande
  • Vinicius da Rosa Seus Universidade Federal do Rio Grande
  • Karina dos Santos Machado Universidade Federal do Rio Grande
  • Eduardo Nunes Borges Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: Descoberta de conhecimento em bases de dados, Mineração de dados, Triagem médica

Resumo

Com a grande quantidade de dados gerados por sistemas de informação, utilizados em diversas áreas organizacionais, a necessidade de explorar esses dados torna-se evidente, com o objetivo de transformá-los em conhecimento interessante. O objetivo deste artigo é descrever, passo a passo, a aplicação de um processo de descoberta de conhecimento em banco de dados (KDD) no domínio da triagem médica. O foco do estudo está nas fases de pré-processamento e na mineração de dados, especificamente na tarefa de classificação. Discute-se a aplicação do algoritmo C4.5, denominado no software WEKA de J48, propõe-se uma abordagem sensível a custo e apresentam-se os resultados obtidos.

Biografia do Autor

Thales Vaz Maciel, Universidade Federal do Rio Grande
Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade da Região da Campanha (2011) e especialização em Sistemas Distribuídos com Ênfase em Banco de Dados pela Universidade Federal do Pampa (2013). Atualmente é mestrando em Engenharia de Computação na Universidade Federal do Rio Grande (RS, BR) e ocupa o cargo de Informata (Nível Superior) na Prefeitura Municipal de Bagé (RS, BR). Fala Inglês fluente e tem experiência internacional na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Software em Sistemas de Informação e Mineração de Dados.
Vinicius da Rosa Seus, Universidade Federal do Rio Grande
Atualmente é desenvolvedor Back-end na empresa BlueShift. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. É mestrando em Engenharia de Computação.
Karina dos Santos Machado, Universidade Federal do Rio Grande
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Ciências da Computação pela PUCRS. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioinformática, Mineração de Dados, Worflows Científicos, Bancos de Dados, Desenho Racional de Fármacos e Docagem Molecular.
Eduardo Nunes Borges, Universidade Federal do Rio Grande
É professor do Centro de Ciências Computacionais - C3 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É graduado em Engenharia de Computação pela mesma instituição, mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem experiência na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: deduplicação, similaridade, consultas vagas ou aproximadas, bibliotecas digitais, metadados, recuperação de informações e descoberta de conhecimento.
Publicado
2015-05-15
Como Citar
[1]
Maciel, T., Seus, V., Machado, K. e Borges, E. 2015. Mineração de dados em triagem de risco de saúde. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 7, 2 (maio 2015), 26-40. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.4651.
Seção
Artigos selecionados em Conferências - VI MCSul (2014)
Share |