INFUZZY: Ferramenta para desenvolvimento de aplicações de sistemas difusos

  • Ederson Luis Posselt Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rejane Frozza Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rolf Fredi Molz Universidade de Santa Cruz do Sul / UNISC
Palavras-chave: Lógica difusa, ferramenta de modelagem de sistemas difusos, ferramenta InFuzzy

Resumo

A ferramenta de modelagem de sistemas difusos, InFuzzy, foi desenvolvida com o intuito de agir como um facilitador do uso da técnica por parte de estudantes e de profissionais interessados nessa subárea da Inteligência Artificial (IA). A lógica difusa é uma excelente técnica para a solução de problemas que envolvam o uso de dados imprecisos, porém, a sua implementação e o seu entendimento não são fatos triviais. As seguintes etapas foram contempladas: estudo dos conceitos da lógica difusa, softwares existentes no mercado, ergonomia e usabilidade de interfaces, modelagem e desenvolvimento da ferramenta InFuzzy e homologação das suas funcionalidades. Como resultado, apresenta-se a ferramenta desenvolvida, uma interface gráfica para modelagem de aplicações de sistemas difusos, dotada de recursos de simulação e integração com outros softwares por meio do protocolo UDP/IP. Até o momento, muitos usuários instalaram o software InFuzzy, dentre ao quais pesquisadores e alunos de programas de mestrado e de doutorado dos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson Luis Posselt, Universidade de Santa Cruz do Sul
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2008) e mestrado em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2011).
Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul
Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI - Mestrado). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas tutores inteligentes, agentes pedagógicos em sistemas de ensino, sistemas multiagentes e gestão do conhecimento.
Rolf Fredi Molz, Universidade de Santa Cruz do Sul / UNISC
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é avaliador de cursos do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, engenheiro - Imply Tecnologia Eletrônica Ltda, professor titular da Universidade de Santa Cruz do Sul, professor permanente do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais e Coordenador de Graduação da Unisc.
Publicado
2015-02-24
Como Citar
[1]
Posselt, E., Frozza, R. e Molz, R. 2015. INFUZZY: Ferramenta para desenvolvimento de aplicações de sistemas difusos. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 7, 1 (fev. 2015), 42-52. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2015.3960.
Seção
Artigo Original
Share |