Inferindo personalidade por meio de estórias

  • Guilherme Gomes Cardoso UFS
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Mineração de personalidade, Personalidade, teste de personalidade baseado em estórias.

Resumo

Recentemente aspectos sutis do ser humano começaram a ser estudados e utilizados por computadores, um desses é a personalidade. Existem vários estudos que analisam como estruturá-la e extraí-la computacionalmente. No entanto, um dos gargalos no seu estado da arte atual é a forma não sutil para inferir personalidade do usuário. Este trabalho tem como objetivo mostrar o relato de uma experiência que demonstra os passos iniciais e os resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre um método alternativo e mais sutil para inferir a personalidade do usuário. Os resultados apresentam o uso de histórias como uma abordagem promissora, entretanto demanda novos testes baseados em metodologias estatisticamente mais consistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Augusta Silveira Netto Nunes, Universidade Federal de Sergipe
Professor Adjunto II do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PROCC) e do Programa de Mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI) na UFS. Doutora em "Informatique pela Université de Montpellier II - LIRMM em Monpellier, França (2008). Realizou estágio doutoral (doc-sanduiche) no INESC-ID- IST Lisboa- Portugal (ago 2007-fev 2008).É mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1995) . Possui experiência acadêmico- tecnológica na área de Ciência da Computação e Inovação Tecnológica-Propriedade Intelectual. É membro da Câmara de Assessoramento em Inovação da FAPITEC/SE . É membro da Associação Sergipana de Ciência. É Editora-dhefe da Revista Scientia-Plena. É Membro da CEIE-SBC. É bolsista CNPq-SEBRAE como Orientadora ALI-SE (Agentes Locais de Inovação).Possui também experiências Academico-administrativas como Coordenadora de Curso de Graduação, Pos-graduação e Chefia de Departamento. Atualmente, suas pesquisas estão voltadas, principalmente na área de inovação Tecnológica usando Computação Afetiva na tomada de decisão Computacional, principalmente visando a personalização em ambientes de E-commerce via Sistema de Recomendação. Recomendação de equipes de trabalho em Empresas, e-training. Atua nas áreas de Inteligência Artificial, Interação Homem-Máquina, Computação Afetiva, Educação a Distância, Informática na Educação, Acessibilidade. Atua também em Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual capacitando empresários na área de TI e fornecendo consultoria em Registro de Software e patente. Seus projetos acadêmico-tecnologicos, geralmente, são multidisciplinares (envolvem áreas como E-commerce, Psicologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação, Acessibilidade). http://www.personalityresearch.com.br/ http://scholar.google.com.br/citations?user=rte6o8YAAAAJ Gestora do Convênio de cooperação internacional n 1888.090/2012-UFS -Université de Montpellier II - Portaria n 0136-21 de janeiro 2013, Processo n 23113.002869/12-98.
Publicado
2014-10-22
Como Citar
[1]
Gomes Cardoso, G. e Nunes, M.A. 2014. Inferindo personalidade por meio de estórias. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 6, 2 (out. 2014), 113-122. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3782.
Seção
Relato de Experiência
Share |