Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa

  • Diego Buchinger UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gustavo Andriolli de Siqueira Cavalcanti UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo da Silva Hounsell UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Metodologia da Pesquisa, Mecanismos de Busca Acadêmica, Pesquisa Científica

Resumo

Os mecanismos de busca consolidaram a pesquisa por informação na internet,sendo os mecanismos de busca acadêmicos (MBAs), hoje, os principais meios para alcançar fontes científicas, como artigos de eventos ou periódicos. Ao invés de gastar horas em uma biblioteca, os MBAs ganham em popularidade pela facilidade de automatizar uma busca e acessar inúmeras bases de dados simultaneamente. Contudo, o caráter incremental das bases de materiais científicos e dos diversos MBAs existentes impõe um desafio aos pesquisadores, que é determinar um MBA que melhor atenda aos seus anseios de pesquisa. Nesse contexto, uma análise quantitativa dos recursos providos pelos MBAs foi realizada com objetivo de determinar quais são os melhores para facilitar as buscas por conteúdo científico, considerando recursos de busca, de refinamento e auxiliares. Dentre um grupo de 40 MBAs iniciais, sete apresentaram-se com σ = 0,5 acima da média nos critérios utilizados, na seguinte ordem: 1o) Web of Knowledge; 2o) Engineering Village; 3o) Scopus SciVerse; 4o) IEEE Xplore; 5o) ACM Digital Library; 6o) Science Direct; e 7o) Springer Link. Esses MBAs deveriam ser melhor explorados pelos pesquisadores pois tem inúmeros recursos capazes de facilitar sobremaneira e elevar a qualidade do trabalho de pesquisa.

Biografia do Autor

Diego Buchinger, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
LARVA - Laboratory for Research on Visual Applications. PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. DCC - Departamento de Ciência da Computação.
Gustavo Andriolli de Siqueira Cavalcanti, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. DCC - Departamento de Ciência da Comptuação.
Marcelo da Silva Hounsell, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. DCC - Departamento de Ciência da Comptuação.
Publicado
2014-04-18
Como Citar
[1]
Buchinger, D., Cavalcanti, G. e Hounsell, M. 2014. Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 6, 1 (abr. 2014), 108-120. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3452.
Seção
Artigo Original
Share |