Avaliação de jogos sérios casuais usando o método GameFlow

  • Daniel Eugênio Neves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luana Giovani Noronha de Oliveira Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Renata Cristina Santana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Lucila Ishitani Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Avaliação de jogos casuais, GameFlow, Heurísticas

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise da utilização do método GameFlow para avaliação de jogos sérios casuais. Esse método consiste em 35 heurísticas distribuídas nas seguintes áreas: concentração, desafio, imersão, interação social, habilidades do jogador, controle, objetivos claros e feedback. Para avaliação do método foram selecionados três jogos casuais do site cerebromelhor.com que exercitam, em algum nível, as habilidades de memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial. Os jogos são: "Não era bem este", "Costurando" e "Este sim, este não". Esses jogos foram testados por especialistas que avaliaram cada proposição estabelecida pelo método com notas no intervalo de 0 (não se aplica) a 4 (bom). Durante o processo constatou-se que o método é aplicável a jogos casuais, mas algumas alterações foram propostas com o objetivo de contemplar as especificidades desses jogos.

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Biografia do Autor

Daniel Eugênio Neves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Instituto de Ciências Exatas e Informática Mestrado em Informática. Área de concentração: Ciências da Computação. Linha de pesquisa: Sistemas de Informação. Grupo de pesquisa: Informática na Educação.
Luana Giovani Noronha de Oliveira Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Instituto de Ciências Exatas e Informática Mestrado em Informática. Área de concentração: Ciências da Computação. Linha de pesquisa: Sistemas de Informação. Grupo de pesquisa: Informática na Educação.
Renata Cristina Santana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Instituto de Ciências Exatas e Informática Mestrado em Informática. Área de concentração: Ciências da Computação. Linha de pesquisa: Sistemas de Informação. Grupo de pesquisa: Informática na Educação.
Lucila Ishitani, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Instituto de Ciências Exatas e Informática Mestrado em Informática. Área de concentração: Ciências da Computação. Linha de pesquisa: Sistemas de Informação. Grupo de pesquisa: Informática na Educação.
Publicado
2013-12-12
Como Citar
[1]
Neves, D., Noronha de Oliveira Santos, L., Santana, R. e Ishitani, L. 2013. Avaliação de jogos sérios casuais usando o método GameFlow. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 6, 1 (dez. 2013), 45-59. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2014.3244.
Seção
Artigo Original
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