Criação de um tradutor XML para a linguagem de marcações sobre emoção EmotionML

  • Marcelo Nichele UNISINOS
  • Patricia Augustin Jaques UNISINOS
Palavras-chave: Computação Afetiva, EmotionML, parser, tradutor

Resumo

Este artigo visa apresentar e descrever a criação de um tradutor XML para a linguagem EmotionML 1.0. EmotionML é uma linguagem de marcação criada para padronizar a representação das emoções em computadores. O tradutor deve ser capaz de: (i) identificar os elementos da EmotionML, em um documento XML, e retorná-los como objetos instanciados; (ii) gerar dinamicamente classes a partir da gramática definida para a linguagem EmotionML para a instanciação de objetos; (iii) gerar arquivos EmotionML a partir de objetos EmotionML instanciados. Dessa forma, o tradutor proposto pode ser usado nos mais variados tipos de aplicações em Computação Afetiva que envolvam inferência, expressão ou síntese de emoções. A utilização do tradutor permite a um sistema computacional afetivo recuperar informações mantidas em arquivos, modificar os dados do arquivo em tempo real, assim como armazenar novamente as informações no formato EmotionML para futuros acessos ou modificações.

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Publicado
2013-09-19
Como Citar
[1]
Nichele, M. e Jaques, P. 2013. Criação de um tradutor XML para a linguagem de marcações sobre emoção EmotionML. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 5, 2 (set. 2013), 55-68. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2814.
Seção
Artigo Original
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