Implementação de um laboratório de realidade virtual de baixo custo: estudo de caso de montagem de um laboratório para o ensino de Matemática

  • Valéria Farinazzo Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alisson José Gregório de Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcelo Paiva Guimarães Universidade Federal de São Paulo / Faculdade Campo Limpo Paulista
Palavras-chave: Realidade Virtual, Matémática, Métodos de Aprendizagem

Resumo

Este trabalho relaciona os conceitos envolvidos na área de Realidade Virtual, Educação e Engenharia de Software a fim de mostrar os passos para a construção de um laboratório de Realidade Virtual de baixo custo, a partir de recursos computacionais pré-existentes em escolas que geralmente possuem um baixo orçamento para investimentos em laboratórios de Informática. Os passos tratam das questões de hardware, software e educacionais envolvidos na transformação de um laboratório de informática existente em um laboratório com aplicações de jogos educacionais de Realidade Virtual. Ao final deste trabalho, é apresentado um estudo de caso, que demonstra a construção de um laboratório deste, na área de Matemática, em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de São Paulo. Realizou-se avaliação do estudo de caso a fim de notar a relevância do uso de Realidade Virtual como ferramenta complementar ao ensino tradicional (sala de aula). Este estudo de caso valida os passos sugeridos para esta implantação, garantindo sua viabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Farinazzo Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Grupo de Processamentos Gráfico – Faculdade de Computação e InformáticaGrupo de Processamentos Gráfico – Faculdade de Computação e Informática
Marcelo Paiva Guimarães, Universidade Federal de São Paulo / Faculdade Campo Limpo Paulista
Universidade Aberta do Brasil / Programa de Pós Graduação da Faculdade Campo Limpo Paulista
Publicado
2013-05-17
Como Citar
[1]
Martins, V., de Oliveira, A.J. e Guimarães, M. 2013. Implementação de um laboratório de realidade virtual de baixo custo: estudo de caso de montagem de um laboratório para o ensino de Matemática. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 5, 1 (maio 2013), 98-112. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2810.
Seção
Artigo Original
Share |