Implementação de um laboratório de realidade virtual de baixo custo: estudo de caso de montagem de um laboratório para o ensino de Matemática
Palavras-chave:
Realidade Virtual, Matémática, Métodos de Aprendizagem
Resumo
Este trabalho relaciona os conceitos envolvidos na área de Realidade Virtual, Educação e Engenharia de Software a fim de mostrar os passos para a construção de um laboratório de Realidade Virtual de baixo custo, a partir de recursos computacionais pré-existentes em escolas que geralmente possuem um baixo orçamento para investimentos em laboratórios de Informática. Os passos tratam das questões de hardware, software e educacionais envolvidos na transformação de um laboratório de informática existente em um laboratório com aplicações de jogos educacionais de Realidade Virtual. Ao final deste trabalho, é apresentado um estudo de caso, que demonstra a construção de um laboratório deste, na área de Matemática, em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de São Paulo. Realizou-se avaliação do estudo de caso a fim de notar a relevância do uso de Realidade Virtual como ferramenta complementar ao ensino tradicional (sala de aula). Este estudo de caso valida os passos sugeridos para esta implantação, garantindo sua viabilidade.Downloads
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Publicado
2013-05-17
Como Citar
[1]
Martins, V., de Oliveira, A.J. e Guimarães, M. 2013. Implementação de um laboratório de realidade virtual de baixo custo: estudo de caso de montagem de um laboratório para o ensino de Matemática. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 5, 1 (maio 2013), 98-112. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2810.
Edição
Seção
Artigo Original

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