Planejamento estratégico de SI/TI: melhores práticas para educar e treinar pessoas em organizações governamentais brasileiras

  • José Gilson de Almeida Teixeira Filho Universidade de Pernambuco
  • Mayara Benício de Barros Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Hermano Perrelli de Moura Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de melhores práticas para educar e treinar, estabelecidas pelo modelo de maturidade MMPE-SI/TI (Gov) que é direcionado ao planejamento estratégico de SI/TI (Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação) de organizações governamentais brasileiras. Este modelo foi concebido em conformidade com os principais modelos e normas nacionais e internacionais utilizados para definição e avaliação. O artigo ainda apresenta uma descrição completa do processo “Educar e Treinar Pessoas (ETP)” que está estruturado nas seguintes partes: propósito, resultados esperados, melhores práticas e produtos de trabalho. Por fim, são apresentados os resultados de uma validação realizada com 106 especialistas da área de SI/TI que opinaram sobre a qualidade do modelo e deste processo em particular, além da descrição de ferramentas e técnicas para apoiar a sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-06-24
Como Citar
[1]
Teixeira Filho, J.G., de Barros Souza, M. e de Moura, H. 2013. Planejamento estratégico de SI/TI: melhores práticas para educar e treinar pessoas em organizações governamentais brasileiras. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 5, 2 (jun. 2013), 28-39. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2777.
Seção
Artigo Original
Share |