Um sistema multiagente de apoio à aprendizagem baseada em problema

  • Laysa Mabel Oliveira Fontes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Francisco Milton Mendes Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Alexandre Ádames Alves Pontes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problema, Sistema multiagente Ontologia

Resumo

A aprendizagem baseada em problema (Problem-Based Learning - PBL) é uma teoria de aprendizagem que enfatiza a colaboração e o trabalho em grupo para resolução de um problema. No entanto, um problema que ocorre com freqüência no processo de aplicação da PBL é a presença de conversações fora do contexto, que é uma situação onde os estudantes perdem o foco das discussões do problema e passam a discutir outros assuntos. Outro aspecto importante é com relação ao processo de formação de grupos na PBL. Pode ser difícil para o facilitador alocar estudantes aos grupos a distância, uma vez que a ausência de um contato presencial dificulta o conhecimento de certas características importantes do perfil dos estudantes envolvidos no processo. Outro aspecto a ser considerado é a ausência de padronização dos conceitos relacionados à PBL, pois isto dificulta a compreensão comum e compartilhada sobre este domínio. Desta forma, este trabalho apresenta um sistema multiagente de apoio à PBL, com o objetivo de detectar e corrigir problemas inerentes à implantação desta teoria de aprendizagem. Para solucionar o problema de padronização dos conceitos relacionados à PBL, é proposta uma ontologia que preenche requisitos de abstração e significação dos conceitos relacionados ao domínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-02
Como Citar
[1]
Fontes, L., Mendes Neto, F. e Pontes, A. 2011. Um sistema multiagente de apoio à aprendizagem baseada em problema. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 3, 2 (nov. 2011), 103-117. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1807.
Seção
Artigo Original
Share |