Sistema RFID para gerenciamento de cadeia de suprimentos
Palavras-chave:
RFID, middleware, RM-ODP
Resumo
Sistemas RFID (Radio Frequency Identification) para identificação e localização de produtos ou equipamentos têm sido cada vez mais utilizados no gerenciamento de cadeias de suprimentos. Como as organizações participantes dessas cadeias possuem, em geral, diversos sistemas de gestão e logística, o desenvolvimento de sistemas RFID nesses casos pode ser bastante facilitado desde que se construa uma camada intermediária de software – o middleware – responsável pela integração e compatibilização dos diversos componentes de software das empresas partícipes. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso, baseado em um projeto realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) que originou um protótipo de middleware capaz de realizar essa integração numa cadeia de suprimentos de uma concessionária de distribuição de energia elétrica. O middleware desenvolvido se aplica ao gerenciamento de dispositivos móveis aparelhos celulares, handhelds, coletores de dados, entre outros que, utilizados por diferentes agentes da cadeia, capturam os dados associados a processos realizados durante o ciclo de vida de um dado equipamento da rede de distribuição de energia elétrica e os disponibilizam em um banco de dados passível de ser integrado com os demais sistemas de gestão e logística existentes na corporação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-02
Como Citar
[1]
Carneiro, A. e Martins, F. 2011. Sistema RFID para gerenciamento de cadeia de suprimentos. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 3, 2 (nov. 2011), 30-45. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.1337.
Edição
Seção
Artigo Original

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).