PAImagem: uma ferramenta para quantificação de áreas em imagens de microbiologia
Palavras-chave:
Crescimento microbiológico, Estimativa de área em imagem, OpenCV
Resumo
Mensurar o crescimento de microrganismos é de grande importância na microbiologia. A metodologia para avaliação de crescimento, embora simples e de baixo custo, possui algumas desvantagens, como ser um processo repetitivo, demandar elevado tempo, e sobretudo, seus resultados dependerem da observação do analista e tratarem crescimentos irregulares de forma subjetiva. Desta forma, objetivou-se desenvolver e validar uma aplicação que visa auxiliar na quantificação de áreas em microbiologia por meio de imagens digitais, a fim de disponibilizar uma alternativa ao método convencional. PAImagem foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Java, concebido a partir de um design dirigido por objetivos, com critérios de qualidade da Interface Humano-Computador. A validação da ferramenta deu-se a partir do acompanhamento do crescimento do fungo Glomerella cingulata, realizado com réguas e pela captura de imagens. Adquiriu-se dados a cada 24h por 14 dias, avaliando condições normais e adversas de crescimento. Através do coeficiente de Pearson, foi observada uma elevada correlação (R=0,99) entre o raio medido por régua, e o calculado a partir da área obtida pelo PAImagem. A presente ferramenta mostrou ser de grande validade para o uso em pesquisas envolvendo microrganismos, otimizando o tempo de ensaios em laboratórios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-20
Como Citar
[1]
Emer, C., Gava, A. e Villa, P.R. 2020. PAImagem: uma ferramenta para quantificação de áreas em imagens de microbiologia. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 3 (jul. 2020), 42-50. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10963.
Seção
Artigo Original
Copyright (c) 2020 Cassandro Davi Emer

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).