An updated analysis of seasonal variations of the security vulnerability discovery process

  • Ariane Santos Borges Faculty of Computing (FACOM), Federal University of Uberlandia (UFU)
  • Paulo H. R. Gabriel Faculty of Computing (FACOM), Federal University of Uberlandia (UFU) https://orcid.org/0000-0002-5923-4181
  • Rodrigo Sanches Miani Universidade Federal de Uberlândia (UFU) https://orcid.org/0000-0002-8176-8040
Palavras-chave: cibersegurança, Vulnerabilidades de Segurança, Modelos de descoberta de vulnerabilidades

Resumo

Vários fatores podem influenciar as taxas de descoberta de vulnerabilidades de segurança. A projeção dessas taxas pode ajudar no desenvolvimento e na priorização de atualização de software. Trabalhos anteriores estudaram os comportamentos sazonais do processo de descoberta de vulnerabilidades para vários sistemas operacionais e sistemas de software relacionados à Web. O presente trabalho propõe um a replicação de um experimento realizado há mais de uma década para entender as mudanças na dinâmica das taxas de descoberta de vulnerabilidades de segurança. Em contraste com os resultados encontrados anteriormente, os sistemas investigados não apresentam sazonalidade no fim do ano. Além disso, o aumento de vulnerabilidades no meio do ano para os sistemas operacionais Microsoft foi notada apenas para os sistemas Windows mais recentes: Windows 8.1 e Windows 10. Esses resultados destacam a importância da reprodutibilidade em trabalhos científicos. Na área de cibersegurança, em particular, é importante que modelos sejam criados à partir de estudos conduzidos usando dados recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-22
Como Citar
[1]
Borges, A., Gabriel, P. e Miani, R. 2020. An updated analysis of seasonal variations of the security vulnerability discovery process. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 2 (jun. 2020), 122-133. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.10665.
Seção
Artigo Original
Share |