Implementação de um aplicativo móvel (App) para leitura de medidores de água e energia baseado em visão computacional

  • Alberto José Álvares Universidade de Brasília (UnB) http://orcid.org/0000-0001-6745-1437
  • Ana Carolina Alves Souza Universidade de Brasília (UnB)
  • Matheus Feitosa de Castro Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Aprendizagem de Máquina, Internet das Coisas, Medidor de Água, Medidor de Eletricidade, Visão Computacional

Resumo

Este trabalho apresenta um novo método para automatizar o processo de leitura de medidores de água (hidrômetros) e medidores de eletricidade, com visor analógico ou digital, por meio de uma aplicação móvel (App), plataforma iOS e Android, utilizando visão computacional e rede neural conolucional para adquirir os dígitos exibidos no visor do medidor de consumo de água e energia (leitura de consumo centrada no consumidor) e seu armazenamento na nuvem em um banco de dados NoSQL para análise preditiva futura (Big Data). O artigo aborda a arquitetura e o desenvolvimento do aplicativo para ser usado nas empresas concessionárias de energia e água de Brasília, CEB (Companhia Energética de Brasília) e CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto José Álvares, Universidade de Brasília (UnB)
Alberto J. Alvares é Professor Associado da Universidade de Brasília, trabalhando em Engenharia Mecatrônica. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1986), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Jaume na Espanha (2017).
Ana Carolina Alves Souza, Universidade de Brasília (UnB)
Ana Carolina Alves de Souza é estudante de Engenharia Mecatrônica na Universidade de Brasília e bolsista de Iniciação Científica e socia da Startup Smart Telemetria.
Matheus Feitosa de Castro, Universidade de Brasília (UnB)
Matheus F. de Castro is a student of Computer Engineering at the University of Brasilia and a Scientific Initiation Fellow e sócio da Startup Smart Telemetria.
Publicado
2020-09-24
Como Citar
[1]
Álvares, A., Souza, A.C. e Castro, M. 2020. Implementação de um aplicativo móvel (App) para leitura de medidores de água e energia baseado em visão computacional. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 3 (set. 2020), 107-121. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10596.
Seção
Artigo Original
Share |