Missing data analysis using machine learning methods to predict the performance of technical students

Palavras-chave: Missing Data Treatment Methods, Machine Learning, Evaluation of algorithms

Resumo

O aprendizado de máquina (ML) tornou-se uma tecnologia emergente capaz de resolver problemas em muitas áreas, incluindo educação, medicina, robótica e aeroespacial. O ML é um campo específico de inteligência artificial que projeta modelos computacionais capazes de aprender com os dados. No entanto, para desenvolver um modelo de ML, é necessário garantir a qualidade dos dados, pois os dados do mundo real são incompletos, ruídosos e inconsistentes. Este artigo avalia métodos avançados de tratamento de dados ausentes usando algoritmos ML para classificar o desempenho de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Goiânia como no Brasil. O objetivo é fornecer uma ferramenta computacional eficiente para auxiliar o desempenho educacional que permite aos educadores verificar a tendência do aluno a reprovar. Os resultados indicam que o método de ignorar e descartar supera outros métodos de tratamento de dados ausentes. Além disso, os testes revelam que a Otimização Mínima Sequencial, Redes Neurais e Bagging superam os outros algoritmos de ML, como Naive Bayes e Árvore de Decisão, em termos de precisão de classificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-06
Como Citar
[1]
de Melo Junior, G., Alcalá, S., Furriel, G. e Vieira, S. 2020. Missing data analysis using machine learning methods to predict the performance of technical students. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 2 (jul. 2020), 134-143. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.10565.
Seção
Artigo Original
Share |