Fully automatic segmentation of bee wing images

Palavras-chave: pré-processamento de imagem, processamento de imagem, segmentação de imagem, detectação de borda, classificação de veias

Resumo

A preservação das abelhas é importante porque aproximadamente 70\% de toda a polinização das plantações de alimentos é feita por elas e esse serviço custa mais de 65 bilhões de dólares anualmente. Para ajudar a preservação, a identificação das espécies de abelhas é necessária, e por ser um processo custoso e demorado, as técnicas que automatizam e facilitam essa identificação se tornam relevantes. Imagens das asas das abelhas em conjunto com técnicas de visão computacional e inteligência artificial podem ser usadas para automatizar esse processo. Este artigo apresenta uma abordagem para segmentar imagens de asas de abelhas e extrair características. Nossa abordagem foi avaliada usando a distância de Hausdorff modificada e a medida F. Os resultados foram mais precisos que as abordagens relacionadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Marcos Garcia Fagundes, Universidade de São Paulo
Graduando em Sistemas de Informação na Universidade de São Paulo.
Allan Rodrigues Rebelo, Universidade de São Paulo
Mestrando em Sistemas de Informação na Universidade de São Paulo.
Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e o título de Livre-docente em Informação e Tecnologia pela USP (2015). Desde abril de 2008 é professor pesquisador no Bacharelado em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e desde 2010 é professor permanente no Mestrado em Sistemas de Informação da EACH-USP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Biologia Computacional, Bancos de Dados e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: workflows científicos, bioinformática, composição automática de serviços, processamento de imagens e análise de redes sociais.
Helton Hideraldo Bíscaro, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP e docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelos Analíticos e de Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: surface reconstruction, estrutura de dados topológicas, visualização, nuvem de pontos e samples points.
Publicado
2020-06-02
Como Citar
[1]
Garcia Fagundes, J., Rebelo, A., Digiampietri, L. e Bíscaro, H. 2020. Fully automatic segmentation of bee wing images. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 2 (jun. 2020), 37-45. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.10420.
Seção
Artigo Original
Share |