Modelagem matemática do comportamento térmico de subestações subterrâneas considerando dados reais
Palavras-chave:
Modelagem Matemática; Redes Subterrâneas; Temperatura; Transformadores
Resumo
Os transformadores têm um papel fundamental nos sistemas de distribuição de energia, principalmente com a evolução das redes inteligentes, a instrumentação destes equipamentos deverá estar cada dia mais presente. Nesse sentido, modelos matemáticos que possam representar corretamente seu comportamento são fundamentais, uma vez que poderão compor novas configurações, além de permitir análises de sua operação. Nesse contexto, neste artigo é realizada a modelagem matemática do comportamento térmico de uma subestação subterrânea do sistema de distribuição subterrâneo de uma concessionária de energia da região sul do Brasil. A partir dos resultados das simulações é possível verificar as variações de temperatura presentes em uma subestação subterrânea, e sua validação é realizada utilizando dados reais de operação obtidos através de um sistema de monitoramento remoto de uma rede de distribuição de energia subterrânea. Os resultados apresentados consideraram duas estações do ano, inverno e verão, por um período de 72 horas, os quais permitiram prever, de forma satisfatória, o comportamento térmico dos principais componentes presentes na da subestação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-20
Como Citar
[1]
Enderle, T., Sausen, A., Campos, M. e Sausen, P. 2020. Modelagem matemática do comportamento térmico de subestações subterrâneas considerando dados reais. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 3 (jul. 2020), 33-41. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.10089.
Seção
Artigo Original
Copyright (c) 2020 Taciana Paula Enderle, Maurício de Campos, Paulo Sérgio Sausen, Airam Teresa Zago Romcy Sausen

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).