Availability analysis of the Brazilian’s national weather measurement system

Palavras-chave: reliability analysis, systems availability, evapotranspiration

Resumo

Os sistemas de medição do tempo tornaram-se uma ferramenta importante para o funcionamento eficiente de diversas atividades econômicas. Sistemas automatizados de irrigação, que melhoram a produtividade agrícola e reduzem o consumo de recursos hídricos, dependem de dados coletados por esses sistemas, por exemplo. Devido à complexidade inerente desses sistemas (i.e., estações com múltiplos sensores se comunicando através de múltiplos canais de comunicação para serviços em nuvem), é muito importante ter medidas que esclarecem como as falhas se comportam, permitindo um melhor planejamento de manutenção e um grau de confiabilidade de sistemas. Este trabalho apresenta um estudo da disponibilidade de todas as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia-INMET instaladas no território brasileiro no ano de 2017. Os resultados apresentam a primeira análise deste parâmetro e servem tanto para usuários acadêmicos como comerciais, como forma de mensuração da confiabilidade desses sistemas, bem como para os provedores de infraestrutura de medição meteorológica como ferramenta para melhorar a eficácia de sua política de manutenção e como suporte para o planejamento estratégico de novos investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Freitas Bezerra, Federal Rural University of Pernambuco
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada da UFRPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem de máquina, visão computacional e internet das coisas.
Publicado
2019-10-01
Como Citar
[1]
Bezerra, D., da Silva Júnior, J., Gonçalves, G. e de Medeiros, V. 2019. Availability analysis of the Brazilian’s national weather measurement system. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (out. 2019), 146-154. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.10026.
Seção
Artigos selecionados em Conferências - X WCAMA (2019)
Share |