Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Computação Aplicada (RBCA) é editada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade Passo Fundo e publicada pela Editora UPF. Ela visa divulgar produções científicas nacionais e internacionais nas áreas de computação aplicada à agricultura, saúde, engenharias e demais áreas que necessitem da Computação como ferramenta para solucionar seus problemas, servindo, também, como um ambiente que propicie troca de experiências e de ideias entre pesquisadores que atuam nestas áreas de aplicação. A RBCA tem periodicidade normal quadrimestral, podendo servir como veículo de divulgação de trabalhos premiados em eventos científicos por meio de edições ou seções especiais. A RBCA, seguindo sua política de livre acesso, não cobra nenhuma taxa dos autores para a publicação de seus artigos.

Processo de Avaliação pelos Pares

A RBCA publica trabalhos originais em Português e em Inglês por meio de seu sistema de submissão online. O processo de avaliação está dividido em duas fases:

Fase 1 - Aceitação da submissão artigo

Nesta primeira etapa o Comitê Editorial da RBCA avaliará o artigo submetido de acordo com os seguintes critérios:

    1. Formato: se o artigo foi elaborado de acordo com as normas de formatação da revista - exemplo de modelo de artigo (template) fornecido na página da revista em "Diretrizes para Autores";
    2. Número de páginas: se está de acordo com o limite de páginas da revista (no mínimo 8 e no máximo 15 páginas);
    3. Corretude gramatical do texto do artigo;
    4. Referências bibliográficas atualizadas e oriundas de veículos de qualidade científica;
    5. Enfoque científico do artigo: não serão aceitos artigos escritos com uma abordagem técnica ao estilo de uma descrição de software/site/ferramenta ou de um manual técnico; 
    6. Originalidade do artigo;
    7. Adequação ao escopo da revista: o tema do artigo deve estar de acordo com os temas aceitos pela revista. Recomenda-se que os autores acessem os artigos já publicados na RBCA para verificar os temas que vêm sendo aceitos de forma regular para publicação.

Se o artigo não atender a todos os critérios descritos acima, ele será rejeitado diretamente pelo Comitê Editorial. Neste caso não há parecer a ser encaminhado aos autores, apenas a informação de qual ou quais critérios que não foram atendidos. Caso o artigo seja recomendado para avaliação pelo Comitê Editorial, ele será encaminhado para a Fase 2, que consiste do processo de avaliação realizado pelos nossos revisores.

Fase 2 - Avaliação do artigo pelos pares (Peer Review)

Todos os artigos nesta fase serão avaliados por avaliadores integrantes do corpo editorial da RBCA, que é formado por professores Doutores com competência e experiência reconhecidas na áreas de Ciência da Computação e afins. Os avaliadores preencherão um parecer sobre a avaliação que, além de questões pré-definidas pela revista, deverá conter uma descrição detalhada dos pontos positivos e negativos do trabalho, sugerindo, na medida do possível, alterações que visem a melhora da qualidade do artigo submetido. Os pareceres serão encaminhados ao editor da revista que ficará responsável, com o auxílio dos membros do Comitê Editorial, de definir o resultado da avaliação a ser encaminhado aos autores (Aceito/Aceito com alterações, Nova revisão após realização de alterações ou Rejeição). Todo este processo é realizado via o sistema da revista.

Publicação do artigo

Os autores dos artigos aceitos deverão enviar a versão final de seu trabalho ao editor da revista, seguindo as orientações que serão encaminhadas por e-mail. Nesta etapa, os artigos serão preparados para publicação, seguindo o formato da RBCA, definidos seus dados de publicação (edição, numeração de páginas e DOI) e disponibilização da edição na página da revista. Um resumo deste processo de submissão é apresentado na figura abaixo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo na versão eletrônica, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.