A IMPRENSA PERIÓDICA MILITAR E OS JORNAIS DA MARINHA DO BRASIL (1861-1908)
Resumo
Este artigo é resultado de um dos capítulos da dissertação de mestrado intitulada “As Companhias/Escolas de Aprendizes Marinheiros nas páginas dos periódicos militares: 1861-1908”, cuja pesquisa consistiu em identificar as reformas realizadas pela Marinha do Brasil nas Companhias/Escolas de Aprendizes Marinheiros nas páginas de quatro periódicos que circularam no país. O recorte temporal abrange o momento mais profícuo da imprensa militar brasileira e a sua investigação é essencial para compreender a trajetória das instituições ligadas a Marinha. Estes periódicos foram classificados enquanto militares e analisados como parte da imprensa periódica militar na perspectiva da nova história militar devido a sua apresentação ao público alvo, a formação militar de seus editores e redatores e o conteúdo que veiculavam. Estes, por sua vez, foram investigados a partir das publicações referentes às transformações ocorridas nas instituições de formação de marinheiros militares. Os periódicos selecionados para esta análise foram os jornais Anais Marítimos (1861), o jornal O Soldado e o Marinheiro (1869), a Revista Marítima Brasileira (1881) e o jornal O Marujo (1907). Palavras-chave: Escola de Aprendizes Marinheiros; Imprensa Periódica Militar; Marinha do Brasil; Nova História Militar.
Publicado
2017-10-27
Seção
Artigos Dossiê
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).